Agronegócio e mercado do aço crescem juntos no Brasil

O agronegócio tem crescido em uma alta velocidade: segundo dados do Impa (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a produtividade do setor agrícola cresceu 400% de 1975 até 2020. Atualmente a cadeia produtiva é responsável pela maior parte das exportações e por 26% do PIB brasileiro, mesmo com a crise gerada pela pandemia de Covid-19.

Outro mercado que também tem crescido bastante no Brasil é o do Aço, que tem como um dos principais focos justamente o agronegócio. As máquinas e tratores usados em todo o processo de plantio, irrigação, colheita, armazenamento e distribuição usam diversos tipos de aço.

Em janeiro deste ano a produção de aço bruto no país foi de 2,9 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 10,5%  quando comparado ao apurado em dezembro de 2021. Segundo o gerente nacional de projetos  da Açovisa, Luís Carlos Picone de Araújo, uma grande parte dos aços distribuídos pela empresa é para as indústrias que fabricam para o agronegócio.

“Tratores, máquinas agrícolas, transbordos, pranchas, válvulas automotivas, sistemas de irrigação, plantadeiras e colheitadeiras, são apenas algumas das várias áreas que utilizam o aço no processo de fabricação, alguns aços com tecnologias mais avançadas que outros, estamos diretamente ligados ao agronegócio mesmo que isso não fique muito explícito”, explica Picone.

Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) compilados pelo Ministério da Agricultura, as exportações de agronegócio no Brasil renderam US $15,7 bilhões em junho, o aumento foi de 31,2% comparado com o mesmo mês do ano passado. Números como esse mostram como o agronegócio tem impulsionado a economia brasileira.

“Com o agronegócio em constante expansão é preciso que a indústria do aço acompanhe o ritmo, com qualidade nos materiais, testes e testes em laboratórios que certificam a qualidade do aço. Além disso, é preciso pensar na questão logística, estar perto das indústrias que fabricam implementos e máquinas agrícolas é essencial, nós temos filiais espalhadas estrategicamente pensando em atender as principais indústrias, inclusive o agro.” completa Picone.

De acordo com dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas) o agronegócio tem previsão de aumento de 5%, já o mercado do aço prevê um crescimento de 2,2% na produção do aço bruto e alta de 1,5% no consumo, segundo o Instituto Aço Brasil. Pensando em discutir as principais tendências desses setores, a Fenasucro & Agrocana, uma das maiores feiras sobre o mercado do aço e o agronegócio, acontecerá de 16 a 19 de agosto em Sertãozinho – SP e conta com a participação das principais empresas, inclusive a Açovisa.

A Açovisa possui mais de 25 anos de atuação no mercado de aço e é considerada como umas das líderes do setor de siderurgia nacional. A sede em Guarulhos, com 15.000 m², é equipada com laboratório químico e metalográfico, além de equipamentos de ponta para realizar ensaios, análises e emissão de documentação, como certificados de qualidade. Possui 400 colaboradores em mais de 13 unidades, com presença em todo o Brasil.

Ortolani Comunicação & Marketing