Clássica e centenária manteiga renova sua identidade para estar cada vez mais próxima de seus consumidores

A primeira unidade fabril foi fundada em 1899, na Fazenda Bahia, em Andrelândia/MG. Atualmente, a produção é realizada na moderna planta industrial situada em Trindade (GO) e até hoje preserva a receita centenária, preferida de milhares de famílias.A Itacolomy está na memória de diferentes gerações. Como todo clássico que resiste ao tempo, está repleta de histórias de empreendedorismo, inovação e de amor com seus consumidores. Pioneira na produção de manteiga no Brasil, é considerada a fábrica mais antiga em atividade no país. Antes a manteiga era uma iguaria importada da Europa, exclusiva à nobreza, que ao longo dos anos caiu no gosto e tornou-se item indispensável na cesta básica do brasileiro. Neste contexto, a Itacolomy é responsável direta pela popularização do produto e protagonista desta trajetória de sucesso.

A antiga e a nova embalagem de uma história centenária. © Divulgação

O resgate desse legado é parte das iniciativas conduzidas integralmente pela UltraCheese, plataforma que adquiriu a Itacolomy no começo de 2021 e que já é detentora das marcas Cruzília, Búfalo Dourado e Lac Lélo.

Diante de uma história tão rica, é imprescindível enaltecer os princípios e valores que fundamentaram a construção da Itacolomy. “O novo posicionamento está embasado em pesquisas feitas com consumidores e busca celebrar a nova fase de expansão e a manutenção da essência da marca. A tradição centenária continua presente em uma linguagem visual contemporânea, capaz de proporcionar identificação com os antigos e novos consumidores”, conta o Gerente de Marketing da UltraCheese, Rodrigo Broetto.

Com grande apelo nas prateleiras (que posicionaram a Itacolomy como a marca mais lembrada no Nordeste do Brasil), o processo de rebranding considerou todos os elementos que a consolidaram como a favorita dos consumidores.

Entre os atributos gráficos reconhecidos pelo público, as cores primárias vermelho e amarelo predominantes, assim como o logotipo, estão mais evidentes com tendências minimalistas, que proporcionam maior destaque e rápida identificação. “Na prática, a mudança reduziu o número de elementos visuais, oferecendo maior intensidade e destaque para a marca”, acrescenta o COO da UltraCheese, Edson Martins.

Além dos elementos gráficos, a cultura de marca está muito viva na memória afetiva do público. A confiança na qualidade de uma receita centenária, que remete ao sabor natural e puro dos bons tempos na fazenda, o hábito de consumo arraigado e transmitido de geração em geração, são conceitos presentes na vida do consumidor. “Para reforçar esse aspecto de pertencimento e familiaridade, incorporamos às embalagens um selo que destaca o pioneirismo na fabricação de manteigas no país”, fala Martins. Com estas ações coordenadas, a UltraCheese direciona a Itacolomy, amplia o target e passa a dialogar também com as classes sociais A e B e canais de venda de cash & carry.

“Atualmente o mix é composto por 18 produtos, entre eles as famosas manteigas, uma linha de manteigas especial para food service, requeijões e em breve a linha de queijos será ampliada com 11 novos produtos. O objetivo é explorar o prestígio e credibilidade da Itacolomy e oferecer para as famílias soluções práticas de extrema qualidade em derivados lácteos para o seu dia a dia”, conclui Martins.

A UltraCheese foi criada a partir do sonho de ser a melhor e mais completa plataforma de cremes e queijos do país. A marca integra o fundo de investimentos independente Aqua Capital, que tem como objetivo a expansão de empresas de médio porte dentro da cadeia de valor do agronegócio no Brasil e na América do Sul. No portfólio, constam queijos, manteigas e cremes para o dia a dia, queijos únicos e exclusivos para momentos especiais, além de uma linha de derivados premium de leite de búfala. O amor pelo leite e a preservação da verdadeira arte de fazer cremes e queijos é o que uniu a Cruzília, Lac Lélo, Búfalo Dourado e Itacolomy neste grande projeto.


Básica Comunicações
basicacomunicacoes.com.br