Empresa ferecerá solução completa em inspeção, certificação, testes e auditoria para produtos da agroindústria em um único lugar, reduzindo prazos e atendendo às rígidas regras de exportação, controle e garantia da qualidade.

Atender de forma completa a uma indústria em franca expansão, responsável por processar 58% de tudo o que é produzido no campo. Este é o objetivo do primeiro Laboratório de Teste de Alimento da SGS Brasil que passa a operar a partir desta quarta-feira (10.08), em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e que visa oferecer um escopo completo de soluções em testes, inspeção, certificação e auditoria para produtos da agroindústria, com prazo reduzido e alta confiabilidade para tomada de decisão.

Com área operacional de mais de 1.200 m2 e um investimento da ordem de R$ 15 milhões, o novo Laboratório de Testes, localizado em uma região com fácil acesso aos aeroportos, ao porto de Santos e ao interior de São Paulo, está pronto para realizar mais de 400 mil testes por ano, número que pode ser dobrado com investimentos pontuais em automação e preparação de amostras, e que podem ser solicitados em um único site.

A novidade visa atender ao setor do Agronegócio (do campo a mesa), um mercado em franca expansão e cada vez mais rígido no controle de qualidade certificado por empresas reconhecidas internacionalmente, que gera um volume total de exportações da ordem de US$ 45,2 bilhões e possui faturamento equivalente a 10,6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Com números significativos na área, o Brasil é o maior exportador do mundo de carne bovina, aves, suco de laranja e açúcar, 2º maior exportador de alimentos industrializados em volume e o 5º em valor, além de ocupar a segunda posição na produção de café solúvel e 3ª colocação na produção de óleo de soja e carne suína, atendendo os mercados árabes, na Ásia e na Europa.

Voltado a atender os setores de proteína animal, alimentos processados e seus ingredientes, grãos, frutas, legumes e verduras (FLV), cereais, e laticínios, o Laboratório está preparado para realizar análises de resíduos de drogas veterinárias em proteína animal, de pesticidas em FLV, componentes alergênicos em alimentos, metais pesados e minerais, presença de patógenos em alimentos e rações, detecção de organismos geneticamente modificados, além de análises microbiológicas em alimentos e nutricionais para rotulagem, prevenindo que produtos contaminados cheguem à população.

“Estamos investindo em um laboratório de análises de alimentos para controle e garantia da qualidade, desde ingredientes até produtos finais, com um escopo de testes completo para atender as demandas de controles internos e regulatórios”, explica Mauro Machado, diretor da Unidade de Negócios de Health & Nutrition. “Foram realizados investimentos significativos em equipamentos para testes de alta tecnologia como resíduos, contaminantes, metais e aflatoxinas, garantindo um rápido prazo de entrega dos resultados e com a qualidade assegurada segundo as normas ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017”, completa.

O lançamento também busca atender ao mercado interno, tanto na questão regulatória definida pelo Governo Federal, que demanda um alto nível de serviços de testes analíticos nos produtos para consumo, como também a maior conscientização dos brasileiros por alimentos mais saudáveis e sustentáveis, em sinergia com a missão da companhia de trabalhar por produtos ainda mais seguros, um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS – ONU).

Durante a construção, mais de 50 profissionais estiveram envolvidos na obra e no início das operações do Laboratório estão envolvidos mais de 20 profissionais de diversas áreas como química, biologia e engenharia, com mestrado e pós-graduação. Os equipamentos de alta tecnologia para os testes, que exigem precisão em baixos níveis de detecção, incluem cromatógrafos líquidos (HPLC) acoplados a diversos detectores (espectrômetro de massas tandem,  arranjo de diodos, fluorescência e índice de refração), cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas tandem (GC/MSMS), cromatografia gasosa com detecção por ionização em chama (GC/FID), espectroscopia de massas com fonte de plasma de argônio (ICP/MS) entre outros de alta tecnologia utilizados na preparação de amostras e outras atividades de apoio.

A SGS é líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação, sendo reconhecida como referência mundial em qualidade e integridade. Com mais de 93.000 funcionários, opera uma rede com mais de 2.700 escritórios e laboratórios no mundo, realizando serviços diferenciados, com alto valor agregado aos negócios.

Na SGS estamos comprometidos com a sustentabilidade de nossos negócios nos três pilares: Pessoas, Planeta e Governança. Contribuímos para um mundo melhor, mais seguro e interconectado.


Infographya