Auditoria externa atesta pelo nono ano consecutivo conformidade da Companhia com práticas sustentáveis de atuação

 

A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados no Brasil, alcança, pelo nono ano consecutivo, 100% de conformidade com o Compromisso Público da Pecuária, firmado em 2009. A avaliação dos resultados foi chancelada pela BDO RCS Auditores Independentes. No processo, foram auditados critérios socioambientais como desmatamento zero, sobreposição a áreas de proteção ambiental e terras indígenas, existência de embargos ambientais e uso de mão-de obra análoga à escrava no bioma Amazônico.

“Este é mais um resultado do nosso esforço contínuo em elevar cada vez mais a sustentabilidade em nossa cadeia produtiva. Alcançar esse marco pelo 9º ano consecutivo reitera o caminho assertivo que estamos construindo para uma pecuária cada vez mais sustentável, que além de gerar alimentos para o mundo, zela pela manutenção dos ecossistemas. É mais um reconhecimento que vem para marcar também o nosso primeiro ano do Compromisso com a Sustentabilidade”, enfatiza Tamara Lopes, gerente executiva de sustentabilidade da Minerva Foods.

 

Monitoramento de fornecedores – No Brasil, 100% das compras realizadas pela Minerva Foods são monitoradas em todas as regiões de atuação, na Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Mata Atlântica, por meio de mapas georreferenciados de fornecedores diretos, garantindo o cumprimento de rígidos critérios socioambientais por parte dos fornecedores. No Paraguai, mais de 4.000 fazendas estão cadastradas na ferramenta de monitoramento geográfico, o que representa 100% de todas as compras monitoradas no país.

Na Argentina, a Companhia monitora 90% dos fornecedores diretos, e na Colômbia, possui mais de 30% deles mapeados. Os números caminham para a antecipação das metas propostas para o monitoramento de 100% das fazendas fornecedoras diretas nos países, que foram estipuladas para 2030 e 2023, respectivamente, no Compromisso com a Sustentabilidade anunciado em 2021.

Com foco nas fazendas fornecedoras indiretas, a Minerva Foods foi pioneira no setor a avançar com medidas para avaliar e monitorar a cadeia de fornecedores indiretos com o Visipec, uma ferramenta que funciona de forma complementar e que avalia riscos relacionados a esses fornecedores. Desde 2020, realiza testes com a tecnologia desenvolvida pela National Wildlife Federation NWF, em parceria com o Gibbs Land-Use and Environment Lab da Universidade de Wisconsin-Madison (“UW”), e que atualmente é gerenciada pela National Wildlife Federation (NWF). Os resultados demonstram conformidade de 99,7%, e analisaram 2.833 fornecedores indiretos e 1.740 fornecedores diretos.

Adicionalmente, como forma de engajar a cadeia produtiva nesse movimento — que a Companhia entende ser um esforço coletivo para uma cadeia responsável com as pessoas e o meio ambiente — a Minerva Foods lançou o SMGeo Prospec, um aplicativo que coloca na palma da mão do produtor rural a mesma tecnologia que utiliza para monitorar seus fornecedores diretos, incentivando que os parceiros também avaliem a conformidade socioambiental de seus próprios fornecedores na tomada de decisão.

A  Minerva Foods é líder em exportação de carne bovina na América do Sul e atua também no segmento de processados, comercializando seus produtos para mais de 100 países. Além do Brasil, a Minerva Foods está presente no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Colômbia e na Austrália. A empresa atende a cinco continentes com carne bovina, ovina e seus derivados e opera, hoje, 27 unidades industriais, 11 escritórios internacionais, 14 centros de distribuição e três unidades de processamento.


Loures Consultoria