Iniciativa reúne 35 jovens e 18 cooperativas em programa para a aceleração do desenvolvimento de novas gerações no agronegócio gaúcho

 

O agronegócio enfrenta desafios que demandam cada vez mais inovação e um olhar voltado para a sustentabilidade. Para capacitar uma nova geração de líderes no setor, a Bayer uniu-se à Fecoagro/RS para apresentar a 1ª edição da Academia de Jovens Líderes do Agro. A iniciativa visa incentivar a atuação de jovens nas fazendas, cooperativas, associações, entidades e nas discussões que envolvam o agronegócio, desenvolvendo competências essenciais para a gestão de projetos e a tomada de decisões.

O programa terá a participação de 35 jovens com potencial de se tornarem futuras lideranças do sistema cooperativista e do agronegócio, engajados nas ações da Fecoagro/RS e de 18 cooperativas do estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa terá início no dia 29 de julho, com o lançamento da Academia de Jovens Líderes do Agro em Não-Me-toque (RS), e contempla três módulos com encontros virtuais ao longo do ano.

“Estamos contentes em realizar esta parceria com a Fecoagro/RS, o papel da entidade é fundamental para a capacitação de jovens que serão responsáveis por inovar e liderar o agronegócio nos próximos anos. Sabemos que os desafios são grandes, por isso, queremos não apenas manter o interesse dos jovens no setor, mas também estimulá-los a participar da construção do futuro do agro”, acredita Fernando Prudente, Diretor de Negócios de Soja e Algodão da Bayer.

Cada sessão terá a participação de especialistas, que abordarão temas como liderança e desenvolvimento de equipes, visão estratégica e inovação. Ao longo dos encontros, os participantes poderão ampliar o conhecimento em relação aos processos de inovação, transformação digital e sustentabilidade no agro, além de desenvolver habilidades fundamentais para quem se prepara para assumir posições de liderança ou esteja em sucessão familiar.

“Desenvolver novas lideranças torna-se hoje condição essencial para a solução de desafios complexos que não podemos mais deixar de enfrentar. A questão é se estamos à altura dos desafios atuais, onde os movimentos de transformação estão acontecendo de forma consistente ao redor do mundo. Entendemos que a colaboração entre empresas parceiras e cooperativas, como nesse curso, contribuirá de forma assertiva para esse enfrentamento”, afirma Paulo Pires, Presidente da Fecoagro/RS.

Além de sessões online com especialistas, os jovens participantes terão mentoria para o desenvolvimento e a gestão de um projeto ágil como parte da trilha de aprendizagem. O grupo que desenvolver o melhor projeto, apresentado para uma banca julgadora definida por representantes da Fecoagro/RS e das cooperativas, ganhará uma visita para a fazenda modelo em sustentabilidade do programa Bayer Forward Farming no Brasil e um curso de agricultura digital da Universidade FieldView, braço de capacitação da plataforma de agronomia digital da Bayer.

“Temos visto a intensa transformação do agronegócio, tanto do lado do produtor, que tem adotado cada vez mais tecnologias para melhorar a performance de suas colheitas, quanto do lado do consumidor, por meio de um consumo mais consciente. A nova geração tem uma responsabilidade grande e um papel fundamental para construir um agro mais digital e inovador, priorizando a sustentabilidade da cadeia e o meio ambiente”, afirma Prudente.

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a terceira maior operação da companhia no mundo.

 JeffreyGroup