Com a nova arquitetura Microsoft, a startup do agro – que já nasceu cloud – encontrou um ambiente seguro, rápido, escalável e com disponibilidade que promoveu seu crescimento, auxiliou na criação de uma cultura voltada a dados, acelerou e aumentou o processo de desenvolvimento e, principalmente, permitiu que a empresa alcançasse mais.

A Grão Direto é a maior plataforma digital de comercialização de grãos na América Latina, ela conecta milhares de agricultores e compradores, como fábricas de ração, cooperativas, tradings, armazéns, corretores, granjas, entre outros. Por meio de seu aplicativo, a Grão Direto comercializa digitalmente milhões de toneladas de soja, milho e sorgo.

 

O encontro da Grão Direto com a tecnologia e a cultura da Microsoft – Fundada em 2016, a empresa nasceu com ambientes distintos, serviços e soluções tecnológicas, assim como o processamento de dados – tudo necessário para a operação com processamento em nuvem. Em 2021, a Grão Direto ingressou no programa “Microsoft for Startups Founders Hub”, após divulgação do programa para a turma de startups ScaleUp da Endeavor e, a partir desse momento, começou a utilizar os serviços Microsoft.

“Foi um momento de muito crescimento, quando entramos tínhamos oito ambientes de produção, e hoje temos quase 40. Suportados pelo serviço da Azure, vivemos um grande crescimento da empresa e da infraestrutura tecnológica. Tivemos a oportunidade de fazer isso em um programa de aceleração, ter essa chance de testar tecnologias sem o ônus de custo foi muito importante para nós”, avalia Fred Marques (foto), fundador e CTO da Grão Direto.

 

Azure dá suporte para uma operação cada vez maior e mais sofisticada – Desde 2021, a Grão Direto passou a realizar seu trabalho e a desenvolver seus produtos com o suporte do Microsoft Azure em uma estrutura de App Services e contêineres, que provêm segurança, estabilidade e escala das plataformas.

No contexto dos dados, aspecto fundamental para a Grão Direto neste período, foram utilizadas soluções robustas de armazenamento como o Azure Storage e o Database for MariaDB. Para um tratamento e consolidação dessas informações, a empresa utiliza o Azure Databricks, Azure Data Factory, PowerBi dentre outras ferramentas.

Na parte de desenvolvimento, o GitHub automatiza fluxos de trabalho de desenvolvimento de software, o Azure Event Hub faz o streaming de Big Data e a gestão de eventos, o Azure Monitor Logs coleta e organiza dados e o Azure App Service auxilia na criação de aplicativos web e móveis.

“Processamos mais de 500 mil datafiles no Databricks, consolidando informações de aproximadamente 40 ambientes de produção, por meio de pipelines que rodam diariamente e geram tanto informações e KPI’s para nossos times, quanto insights relevantes para o mercado. Com essa tecnologia, além da agilidade e da segurança, tivemos redução de custo para o processamento de dados. A arquitetura permite a utilização de cruzamentos e de inteligência artificial para a tomada de decisões internas e de nossos clientes”, diz Fred.

O Power BI fecha essa arquitetura e os dashboards são preparados para os times da ponta, com treinamentos constantes para toda a empresa reforçando a cultura data-driven. Além disso, a startup já dá passos firmes na utilização da Inteligência Artificial, que também conta com o apoio da Microsoft na utilização de ferramentas como OpenAI para melhorar processos internos e gerar valor para o usuário final.

 

Uma nova realidade moderna e disponível que permite alcançar mais – O novo ecossistema da Grão Direto deu tranquilidade à operação da empresa. “Temos um aplicativo que é usado o dia inteiro, por milhares de pessoas, com alto volume de transações, e não sofremos com indisponibilidade”, conta Fred.

O nível da gestão de dados também foi alavancado, permitindo que a empresa sintetize dados, com segurança, de diferentes empresas, muitas delas grandes e concorrentes entre si. Além disso, foi possível elevar o nível da precificação dos grãos e de outros processos robustos, que contam com conexão em tempo real com diversas fontes de dados com fluxo considerável de informações. Outros serviços – como inteligência de mercado, digitalização da base de fornecedores, gestão de documentos e contratos digitais, insights de originação e integração com soluções de compliance social e ambiental – também foram impactados positivamente.

A Grão Direto já iniciou a disponibilização de alguns de seus serviços no Azure Marketplace: o primeiro deles, já listado, realiza a análise de preços médios dos principais grãos comercializados no Brasil – baseados nos negócios fechados e nas temperaturas de mercado. Iniciando com 21 regiões, o serviço deve evoluir em breve para fornecer dados para milhares de cidades de todo o país.

“Desde o Microsoft for Startups Founders Hub, a parceria com a Microsoft é muito interessante para nós. Eles fazem parte do nosso crescimento e evolução como empresa. Nosso setor passa por uma transformação digital intensa, e acredito que estamos no caminho certo, com um olhar atento, nos próximos anos, para o agro mais sustentável e digital”, finaliza Fred.

A Grão Direto é uma plataforma digital referência na comercialização de grãos na América Latina, atendendo milhares de agricultores e compradores, como fábricas de ração, cooperativas, tradings, armazéns, corretores, confinamento de gado, granjas, entre outros. A plataforma pode atuar tanto em negociações no mercado spot, quanto no mercado a termo/futuro e em operações de barter, que envolvem a troca de insumos por parte futura da produção. Para ter acesso aos serviços, agricultores e compradores do Brasil podem baixar o aplicativo gratuitamente em seus dispositivos móveis ou se conectar por meio de computadores. Com o aplicativo, os usuários têm acesso a vários serviços e suporte da Grão Direto. Além disso, a empresa oferece soluções personalizadas aos seus usuários, apoiando-os em sua transformação digital. Esses serviços incluem inteligência de mercado, digitalização da base de fornecedores, gestão de documentos e contratos digitais, ferramentas de precificação de grãos em tempo real a partir de inputs definidos pelo usuário, insights de originação e integração com soluções de compliance social e ambiental. Tudo para tornar o comércio de grãos mais eficiente, moderno e sustentável. A plataforma figura há quatro anos consecutivos no ranking das 100 Startups to Watch, além de diversos outros reconhecimentos nacionais e internacionais, e mantém um acordo de colaboração, inédito no mundo, com a Bolsa de Chicago (CME Group).

Comunicação Grão Direto