Multinacional brasileira reforça portifólio de pulverizadores e máquinas voltadas para os principais cultivos da região; Agricultura Digital para uma gestão mais eficiente e sustentável é outro destaque da empresa no evento

A Jacto, multinacional brasileira de máquinas, soluções e serviços agrícolas, participa mais uma vez da 46ª Expointer, de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Neste ano, a empresa reforça seu amplo portifólio de pulverizadores e ofertas de tecnologias para os agricultores da região.

Os visitantes poderão conferir no estande da Jacto diversos pulverizadores tratorizados. Entre eles, o Advance 3000 AM24 Tandem, com barras de 24 metros, indicado para o trato do cultivo de arroz, hortaliças e flores. Equipado com o sistema Multicontrol, o pulverizador mantém a taxa de aplicação de produto em todo o talhão, mesmo que haja alterações de velocidade. Somado aos demais sistemas de agricultura de precisão, o equipamento colabora muito com a redução de custos e ainda potencializa a produtividade.

Outra opção rentável ao produtor rural é o Condor 1200 AM 18 também com tecnologia Multicontrol. Seu reservatório de 1.200 litros aumenta a disponibilidade da máquina e promove maior autonomia na jornada de trabalho, já que o tempo gasto no abastecimento e nos deslocamentos são os principais fatores que influenciam na operação.

 

Uniport com tecnologia PWM – A Jacto também leva para a Expointer parte da sua família de pulverizadores automotrizes, agora com mais tecnologias embarcadas. O Uniport 3030, por exemplo, ganhou nova versão do sistema de transmissão, o qual, dependendo das condições de aplicação, proporciona economia de combustível de até 20%

Todos os modelos em exposição estão sendo comercializados com a opção do sistema PWM que oferece uma pulverização ainda mais uniforme por manter o tamanho das gotas mesmo com variação de velocidade da máquina. Quando integrado ao sistema bico a bico, o PWM controla a pressão de forma automática, permitindo melhor controle da operação de pulverização.

 

Bicos de pulverização – A escolha do bico correto, levando-se em consideração o tipo de cultura, as velocidades de aplicação e o ambiente externo são pontos fundamentais para obter melhores resultados. Durante a Expointer, a Jacto estará demonstrando seu portfólio de bicos de pulverização e como cada modelo proporciona diferentes entregas.

 

Soluções em adubação e plantio – As adubadoras Uniport 5030 NPK e Tellus 10.000 NPK estarão no estande da Jacto para demonstrar os sistemas exclusivos presentes nesses equipamentos, como o Controle Automático de 12 seções, o Controle de Bordadura e o Controle Duplo de Taxa Variável.

Essas tecnologias oferecem ganhos de agilidade e precisão na distribuição e dosagem dos fertilizantes no solo, com mais uniformidade de aplicação e economia de produtos. Além disso, por meio do aplicativo SmartSet, o agricultor tem acesso a ferramentas únicas que o ajudam no ajuste da faixa de aplicação para uma correta regulagem e calibração da máquina.

Em plantio, a Jacto reforça seu portifólio com as plantadeiras Meridia 200 e Lumina 300. Já disponível no mercado, a Meridia 200 pode ser configurada com 11, 13 e 15 linhas, e tem entre outras vantagens o exclusivo sistema de pressão constante na linha de plantio, que permite profundidade mais uniforme das sementes.

Outro grande diferencial competitivo da Meridia 200 é a maior disponibilidade para o trabalho, com reservatórios de adubo e sementes que proporcionam mais autonomia, e soluções de manutenção que facilitam a substituição de elementos da máquina apenas retirando alguns parafusos, o que reduz em até 50% o tempo de manutenção.

Em pré-lançamento, a Lumina 300 é tratorizada, autrotransportável e pode ser configurada com 16, 18 ou 22 linhas. O equipamento oferece reservatório central com capacidade de 5.100 litros, e sistema de pulverização do sulco com tecnologia Jacto e totalmente integrado. Possui ainda soluções diferenciadas para prover excelência em plantabilidade, fluxo de palha eficiente, elevado rendimento operacional e economia de insumos com o uso de ferramentas de agricultura de precisão. Sua característica mais marcante é estar pronta para transporte com 3,2 metros de largura sem nenhum setup.

 

Soluções em Agricultura de Precisão – A Jacto demonstra pela primeira vez na Expointer a família de displays OTMIS de 5″, 8″ e 10″. Além da interface mais moderna, os displays trazem funcionalidades como o sistema Machine to Machine que permite que os pulverizadores compartilhem os mapas de aplicação, de modo que um equipamento pode identificar onde o outro já aplicou, evitando sobreposições indesejadas; e o Acesso e Diagnóstico Remoto, que propicia ao agricultor maior disponibilidade da máquina, pois ele poderá acessar o atendimento da Jacto e fazer as consultas necessárias para melhor aproveitar as ferramentas embarcadas.

Outros destaques dos novos displays são o sistema de manobra automática no fim de rua, que economiza tempo e esforço do operador; e o sistema de piloto automático com o sistema de direcional traseiro acoplado para o pleno uso do piloto automático.

 

Serviços e agricultura digital – A Jacto Next área de serviços digitais da Jacto, participa da Expointer para demonstrar a plataforma EKOS, solução que promove a gestão das operações agrícolas. Com a plataforma EKOS, o agricultor visualiza de forma online todos os equipamentos conectados e os sistemas multimarcas presentes na fazenda. A plataforma permite o acompanhamento das condições meteorológicas, faz a gestão da frota agrícola, acompanha as variações na lavoura, entre outros elementos.

Usuários da plataforma EKOS têm relatado uma economia média de dois litros de diesel por hora de trabalho, uma redução de cerca de 25% com os custos de manutenção das máquinas e uma redução entre 4% e 5% na sobreposição nos processos de pulverização, economizando insumos, além de um aumento de sacas por hectare em talhões monitorados.

No espaço da Jacto Next, os participantes da feira poderão conhecer ainda as Armadilhas Eletrônicas Inteligentes para monitoramento remoto de pragas, disponível por meio do módulo Monitoramento Integrado Inteligente de Pragas (MIIP) da plataforma EKOS.

A Jacto, empresa brasileira de máquinas e soluções agrícolas, possui uma história de mais de 70 anos, que começou com o seu fundador Shunji Nishimura, em 1948, na cidade de Pompeia (SP). Atualmente, com fábricas no Brasil, Argentina e Tailândia, escritório comercial e Centro de Distribuição no México e Estados Unidos, a empresa comercializa seus produtos para mais de 100 países.
A Jacto possui uma ampla linha de produtos de alta tecnologia, que vai desde equipamentos para poda e pulverizadores portáteis, a máquinas de grande porte para pulverização, adubação, plantio, colheita de café e cana-de-açúcar. A empresa também oferece soluções e serviços para a agricultura de precisão e agricultura 4.0, propiciando uma produção cada vez mais sustentável. A companhia é ainda mantenedora da Fundação Shunji Nishimura, a qual engloba um colégio de ensino infantil e fundamental, uma escola técnica do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e uma Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) com cursos inéditos voltados ao agronegócio. 


Comunicação Jacto