Por meio do prêmio, a illycaffè celebra os melhores cafés do mundo em termos de qualidade sustentável, renova seu compromisso de melhorar a vida dos cafeicultores e promove o melhor café que a natureza pode oferecer

A partir de fevereiro de 2024, alguns cafés illy na Europa vão promover degustações dos vencedores do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2023: uma viagem de descoberta pelos dois lotes de café Arábica vencedores.

As degustações acontecem em cafés illy selecionados e serão dedicadas aos dois cafés ganhadores, Guatemala e Brasil. Até 29 de fevereiro de 2024, as degustações serão realizadas com o ganhador do prêmio “Coffee Lovers’ Choice”Luis Arimany Mondonico, da Finca Danilandia, na Guatemala, selecionado por um painel de consumidores após provas às cegas organizadas em vários cafés illy em todo o mundo. De outubro a meados de novembro, as degustações serão realizadas com o café brasileiro, o vencedor do prêmio “Best of the Best”, atribuído por um painel internacional de especialistas em café, chefs de cozinha e jornalistas à fazenda de agricultura regenerativa São Mateus Agropecuária, do Brasil.

O Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy tem o nome do líder visionário da empresa, filho do fundador da illycaffè e pioneiro da colaboração virtuosa com os produtores de café. O prêmio permite à illycaffè celebrar os melhores cafés do mundo em termos de qualidade sustentável, além de renovar o seu compromisso e empenho em melhorar a vida dos produtores de café e realizar o seu sonho de oferecer o melhor café que a natureza pode oferecer.

Ilustração de Angela Mckay retrata o Brasil

Ilustração de Miranda Sofroniou retrata a Guatemala

Estes dois lotes 100% Arábica, provenientes do Brasil e da Guatemala, tem cada um o seu próprio aroma e sabor distintos, e serão disponibilizados nesta oportunidade única de explorar o mundo do café e descobrir novos sabores e aromas. As provas serão acompanhadas por ilustrações de Miranda Sofroniou, cujos traços icônicos, minimalistas e coloridos foram escolhidos para retratar a Guatemala, e por Angela Mckay, cujos desenhos vivos dão vida aos rostos e costumes brasileiros. Através desta iniciativa, a illycaffè pretende utilizar a linguagem, a arte gráfica e as paletas vivas dos ilustradores selecionados para destacar um dos componentes centrais da sua cultura e ética corporativa: a herança de valores que está por detrás da produção de café e dos países produtores de café.

illycaffè é uma empresa italiana familiar, fundada em 1933 em Trieste, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. A illycaffè produz um blend único 100% arábica, combinando 9 das melhores variedades do mundo, selecionadas pela illycaffè: todos os dias 8 milhões de xícaras de café illycaffè são servidas em mais de 140 países ao redor do mundo, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios, em cafés e lojas de marca própria, e em casa. Como resultado de suas inovações, a illycaffè contribui para o progresso da tecnologia do café em nível global. Em 1991, foi lançado no Brasil o “Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso” para o café espresso de qualidade. A illycaffè contribuiu para o compartilhamento do know-how, pagando aos produtores um preço premium pela melhor qualidade selecionada pela própria illycaffè. Desde 2016, com o “Ernesto Illy International Coffee Award”, a empresa celebra os cafeicultores de todo o mundo que, segundo illy, têm produzido o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa faz parte da lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Em 2019, ela reforçou seu compromisso de buscar um modelo de negócios sustentável integrando o interesse das pessoas com o meio ambiente, adotando o status de Società Benefit e acrescentando este compromisso em seu próprio estatuto social. Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional como B Corp, como resultado de seu compromisso de cumprir com os mais altos padrões de desempenho social e ambiental. A empresa também fundou a Universidade do Café, que tem o objetivo de compartilhar a cultura em todos os níveis, oferecendo um treinamento abrangente e prático aos cafeicultores, baristas e amantes do café. Tudo o que é “made in illy ” é sobre beleza e arte, os valores fundamentais da marca, desde seu logotipo, projetado pelo artista James Rosenquist, até as xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 120 artistas internacionais. Em 2021, a empresa contava com 1305 funcionários e um faturamento de cerca de 500 milhões de euros. Há 205 lojas de marca própria em mais de 40 países pelo mundo. Em 2021, Rhone Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè com o objetivo de contribuir para os planos de crescimento internacional da empresa.

ADS Comunicação Corporativa