Produtos certificados pela RSPO contribuem para a produção sustentável de óleo de palma (palmiste) atendendo requisitos de sustentabilidade dos clientes da BASF

O negócio de Cuidados Domésticos, I&I e Formulações Industriais da BASF expandirá, de forma significativa, seu portfólio de tensoativos com certificações RSPO (Rountable on Sustainable Palm Oil). Sendo um dos primeiros membros da RSPO, a BASF ressalta, seu compromisso contínuo em apoiar a produção sustentável de óleo de palma (palmiste) no futuro. Além disso, a BASF ajudará seus clientes europeus a atenderem à demanda dos consumidores por produtos que respeitem o meio ambiente, tanto no setor de detergentes e produtos de limpeza quanto em aplicações industriais.

A BASF oferece atualmente cerca de 150 tensoativos certificados de acordo com a norma ‘Balanço de Massa’ da RSPO. “Queremos oferecer a mais ampla linha possível de soluções sustentáveis. Os tensoativos, especificamente, desempenham um papel importante em uma grande variedade de formulações e aplicações. Com a nossa linha expandida de tensoativos certificados pela RSPO, ajudaremos nossos clientes a cumprirem a intenção de utilizar produtos certificados à base de óleo de palma sustentável e a reduzirem o carbono em sua cadeia de valores”, afirma Soeren Hildebrandt, vice-presidente sênior de Cuidados Domésticos, I&I e Formulações Industriais da Europa. Com este passo, a empresa enfatiza, mais uma vez, o seu compromisso com ações sustentáveis ao longo de toda a cadeia de valores.
Compromisso da BASF com produtos de óleo de palma sustentável

No ano passado, a BASF alcançou um marco importante no seu caminho para o óleo de palma sustentável. Desde 2020, a BASF obtém óleo de palma (palmiste) exclusivamente a partir de fontes sustentáveis certificadas pela RSPO. A produção de óleo de palma (palmiste) certificada pela RSPO demonstra um impacto aproximadamente 36% menor no aquecimento global do que a produção não certificada. Em comparação com o fornecimento convencional, a BASF contribuiu para uma economia de mais de 300.000 toneladas métricas de emissão de carbono em 2020. E o compromisso continua: até 2025, o compromisso voluntário com o fornecimento certificado deverá ser estendido para incluir intermediários significativos à base de óleo de palma (palmiste), como, por exemplo, álcoois graxos e ácidos graxos.
Tensoativos à base de óleo de palma para inúmeras aplicações

A BASF produz ingredientes à base de óleo de palma para cosméticos, detergentes e agentes de limpeza e aplicações industriais. A maioria dos produtos de óleo de palma utilizados pela BASF são à base de óleo de palmiste e seus derivados, e, em menor escala, óleo de palma.

Os tensoativos são utilizados principalmente na formulação de detergentes, agentes de limpeza e produtos para lavagem de louça. Eles também são utilizados em aplicações técnicas para soluções industriais, por exemplo, para produzir superplastificantes, emulsificantes para polimerização em emulsão, ou aditivos adjuvantes para proteção de cultivos.

Unidade de Care Chemicals da BASF  – A divisão da BASF Care Chemicals oferece uma grande gama de ingredientes para higiene, cuidados pessoais, limpeza doméstica, limpeza industrial & institucional e aplicações técnicas. Somos o fornecedor líder global para a indústria de cosméticos bem como para a indústria de detergentes e produtos de limpeza e damos suporte aos nossos clientes com produtos sustentáveis e inovadores, soluções e conceitos. O portfólio da divisão de produtos de alta performance de Care Chemicals inclui surfactantes, emulsificantes, polímeros, emolientes, agentes quelantes, princípios ativos de cosméticos e filtros UV. Os polímeros superabsorventes, desenvolvidos para uma variedade de aplicações higiênicas, completam a gama de produtos. Possuímos sites de produção e desenvolvimento em todas as regiões e estamos expandindo nossa presença nos mercados emergentes.

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 110.000 funcionários do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 59 bilhões em 2020. As ações da BASF estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos.

Máquina Cohn&Wolfe
maquinacohnwolfe.com.br