Representantes das entidades de segurança alimentar e nutricional nas esferas federal, estadual e municipal abriram o encontro com palestras e debates

A integração entre as políticas para garantir acesso da população a uma alimentação de qualidade em âmbito federal, estadual e municipal e fortalecer o sistema de compras públicas da agricultura familiar foram foco dos debates realizados na última terça-feira (1) durante o Encontro Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, em Sorocaba.

O evento foi realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP) e do Ministério do Desenvolvimento Social, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Representantes de entidades, acadêmicos, cooperativas e associações de produtores rurais e autoridades no tema de mais de 40 municípios paulistas participaram das atividades, que incluíram palestras, mesas redondas e debates com especialistas, possibilitando o intercâmbio das experiências já realizadas e acesso aos programas de abastecimento.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento paulista, Arnaldo Jardim, a reunião possibilita tratar da integração e uma importante política pública, caracterizar a função social do alimento e de base de incentivo ao combate do desperdício da produção. “Todos que estão reunidos aqui sabem da importância de não só suprir a população com alimentos, mas que eles tenham qualidade, como também de priorizar os métodos que atendam às necessidades dos pequenos e médios produtores e de acreditar no cooperativismo como uma forma de evitar a concentração de renda e território”, afirmou.

De acordo com o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Tibério da Rocha, o seminário realizado no Estado de São Paulo é o que registrou maior público entre todos os eventos já realizados no País, o que aumenta a responsabilidade de direcionar os recursos. “Temos produtores que necessitam de impulso para que, com apoio da assistência técnica, possam gerar a sua renda”, afirmou.

Com o principal objetivo de apoiar a agricultura familiar e o desenvolvimento local, com o debate dos temas mais relevantes, afirmou Rocha, “o evento deve ter a possibilidade de, futuramente, medir os resultados das ações e parcerias firmadas, promovendo o intercâmbio de informações”.

O prefeito de Sorocaba, José Caldini Crespo, se mostrou entusiasmado pelo fato do município sediar o encontro. “Nosso município é um importante polo da região e estamos engajados em promover o desenvolvimento social de cada um dos indivíduos. Esta é a oportunidade para que os programas estaduais e federais de abastecimento possam trazer desenvolvimento econômico e social para a região, por meio da agricultura, segmento importante para que os demais setores possam se desenvolver a contento.

Para o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SP), Érico Pozzer, muitas ações têm sido realizadas, mas é preciso continuar lutando. “Com 45 milhões de habitantes, São Paulo é considerado um Estado rico, mas ainda existem bolsões de necessidade. É nossa responsabilidade fazer com que as políticas públicas cheguem até esse público, para que o alimento chegue do campo até a mesa de todos”, concluiu.

Criado para possibilitar o acesso ao alimento, sua disponibilidade e uso biológico, a política de segurança alimentar e nutricional tem assumido um novo papel na sociedade, na opinião da docente da Universidade Paulista (Unesp) Maria Rita Marques de Oliveira. “Por meio da intersetorialidade, o alimento atualmente une o desenvolvimento social e econômico. O direito da população não é só de ter comida no prato, mas sim um alimento de qualidade tanto no campo como na cidade, por isso precisamos pensar em formas efetivas de abastecimento”, afirmou.

Programação – O evento contou ainda com as palestras “Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional”, com a diretora do Departamento de Estruturação e Integração de Sistemas Públicos Agroalimentares do Ministério, Patrícia Gentil; “Programa de Aquisição de Alimentos: Compras Públicas Institucionais”, ministrada pela coordenadora-Geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos, Hétel dos Santos.

Foram também realizadas as mesas redondas “Estruturação e integração do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional nas três esferas de governo”, com Patrícia Gentil, o secretário-executivo do Consea e coordenador da Codeagro, José Valverde Machado Filho, e o secretário de Abastecimento e Nutrição da Prefeitura de Sorocaba, Alexandre Hugo de Morais; e “Compras Públicas Institucionais”, com Hétel dos Santos, o diretor do Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), Diógenes Kassaoka, e o diretor executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Marco Aurélio Pilla Souza.


Por Paloma Minke | Fotos: Paulo Prendes
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11) 5067-0069