Desenvolvedora de tecnologia discutirá a autonomia de maquinário no World FIRA 2024 como patrocinadora do evento

Líder global em tecnologia de posicionamento, a Hexagon | NovAtel participará do World FIRA 2024 não só como patrocinadora, mas também como responsável por trazer para a pauta o tema do GNSS (Global Navigation Satellite System) como solução essencial para a eficiência e no uso da robótica pelo agronegócio global. No palco de um dos maiores eventos do setor na Europa, a empresa vai apresentar como a tecnologia base de autonomia para maquinário é fundamental para a orientação, sincronização e minimização de riscos para produtores rurais.

O encontro promovido pela Hexagon | NovAtel será no dia 07/02, às 16h30. O evento completo ocorre entre os dias 6 e 8 de fevereiro, das 8h às 19h30, na cidade de Toulouse, na França. Ele reunirá cerca de 70 expositores e 2.500 participantes, interessados nas inovações no setor do agronegócio.

“A apresentação de nossa tecnologia no palco do World FIRA 2024 é de extrema relevância para consolidar a NovAtel como fornecedora de tecnologias para a agricultura. No evento, promoveremos o próximo nível de soluções de autonomia agrícola para fabricantes de máquinas e empresas de robótica no mundo todo”, afirma James Szabo, Gerente de Produto de Autonomia Agrícola da Hexagon.

Na ocasião, Szabo abordará o tema do GNSS para autonomia e produtividade no agronegócio a partir da premissa de que, na prática, cenários do setor podem ser desafiadores e imprevisíveis. “Imagine uma máquina ativada sem saber sua localização ou orientação, com sensores dessincronizados, ou que, durante a operação, colide com um obstáculo na borda do campo”, ilustra o profissional.

Ou seja, a automação no segmento, por mais que necessária para o aumento da produtividade, pode apresentar defeitos. Por isso, se destaca a importância do posicionamento preciso e confiável, não apenas em termos de hardware e software, mas também de processo.

A capacidade das máquinas em operar com precisão geográfica de poucos centímetros proporciona benefícios significativos para que se possa colher mais em menos espaço e economizar recursos, garantindo o menor impacto possível ao meio ambiente. O uso da tecnologia proporciona melhoras na eficiência no campo com questões como a redução de sobrepassagem e a aplicação precisa de insumos, como fertilizantes e defensivos agrícolas, reduzindo o desperdício e otimizando a utilização desses recursos. Além disso, pode auxiliar operadores com tarefas repetitivas, alertando sobre anomalias nem sempre identificadas a olho nu, aumentando a segurança do operador e redução de fadiga no seu turno de trabalho.

Combinando tecnologias de sensor, de software e autônomas, a Hexagon | NovAtel é líder global no fornecimento de soluções de posicionamento para o maquinário agrícola. Suas tecnologias estão moldando a produção e os ecossistemas relacionados às pessoas, para se tornarem cada vez mais conectadas e autônomas, garantindo um futuro escalável e sustentável, cada vez mais relevante no cenário mundial de produção agrícola.

A empresa oferece uma gama de serviços que podem ser usados separadamente, mas também se complementam para maior precisão na autonomia e posicionamento de maquinário na agricultura. A antena SMART7 funciona como um receptor primário de sinais multi-constelação e multifrequência GNSS. Combinada à SMART2, o usuário tem uma solução dual antenna para aumentar sua resistência a alterações ambientais comuns no campo e ter um desempenho ainda maior, necessário em máquinas totalmente autônomas.  Elas também se conectam a serviços de correção de sinal como o TerraStar, que permite o posicionamento GNSS de alto desempenho em tempo real para todas as operações agrícolas. Alimentadas por um sistema global expansivo, as correções TerraStar oferecem cobertura mundial contínua, fornecendo dados para posicionamento seguro e confiável em qualquer lugar, a qualquer hora.

Com a participação no World FIRA 2024, a Hexagon | NovAtel tem o intuito de ampliar o conhecimento dos produtores e fabricantes do agronegócio global quanto à disponibilidade de soluções de robótica atuais no mercado e como elas podem auxiliar na eficiência de seus cultivos e máquinas.

A divisão de Agricultura da Hexagon fornece tecnologias que convertem os dados em informações inteligentes que permitem planejamento otimizado, execução eficiente, controles de máquina precisos e fluxos de trabalho automatizados que melhoram as operações e aumentam os lucros. A Hexagon,líder global em soluções autônomas de sensores e softwares, tem cerca de 21 mil funcionários em 50 países e vendas líquidas de aproximadamente 3,8 bilhões de euros.

Dialetto