Com as inscrições esgotadas, o V Simpósio de Pós-colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul começa hoje (20/09) em Maracaju (MS) e prossegue até sexta-feira (22/09)

Com o tema “Tecnologia e Qualidade na Armazenagem de Grãos”, o V Simpósio de Pós-colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul (VSPGMS2023) representa um momento crucial para discutir os mais recentes avanços na gestão pós-colheita no agronegócio. Com as inscrições esgotadas rapidamente, o evento começa hoje (20/09) em Maracaju (MS) e prossegue até sexta-feira (22/09).

Um dos pontos altos do simpósio será a palestra “Gestão do manejo integrado de pragas de grãos armazenados: Experiência Copasul”. A palestra oferecerá uma visão aprofundada sobre o manejo integrado de pragas, destacando o papel da tecnologia na otimização da qualidade e segurança dos grãos armazenados.

Proferida pelo Coordenador Técnico da Copasul,  Igor Lopes de Faria,  a palestra terá a moderação de Valquíria Demarchi Arns, representando a Cocamar Cooperativa Agrícola.

Segundo Valquíria, centrado na qualidade e na armazenagem de grãos, o tema é bastante abrangente e  fornece insights valiosos sobre a implementação bem-sucedida de estratégias de manejo de pragas, enriquecendo as discussões e contribuindo para o progresso do setor.

“Ao explorar o tema da tecnologia e qualidade na armazenagem de grãos, o evento revela-se um espaço essencial para aprender e compartilhar as melhores práticas no setor. Como mediadora, terei a honra de facilitar discussões e promover o intercâmbio de ideias entre os palestrantes e o público. Essa colaboração é fundamental para fortalecer a eficiência e a sustentabilidade de toda a cadeia de pós-colheita”, enfatiza Valquíria.

Para ela, à medida em que o agronegócio continua evoluindo, eventos como o VSPGMS2023 desempenham um papel vital na promoção de avanços relevantes para o pós-colheita do agronegócio, inspirando e ressaltando a importância da inovação e do compartilhamento de conhecimentos.

 

Gestão – O palestrante Igor Lopes vai contar um pouco da experiência da Copasul Cooperativa Agrícola com sede em Naviraí (MS) na questão do manejo integrado de grãos na armazenagem. “Vou falar de nossa experiência (Copasul) e mostrar como foi a forma de controle de pragas que utilizamos, quais os produtos, quais as dosagens para conseguir fazer o controle de pragas”, ressalta.

O ponto de partida da cooperativa foi buscar uma consultoria.  “Em 2021 tivemos bastante problemas com cargas recusadas no destino, após consultoria conseguimos reduzir os índices e ter bons resultados”, afirma ele.

Além desta palestra sobre manejo de pragas na armazenagens de grãos, a  programação do simpósio terá outras 15 palestras e quatro painéis, que abordarão temas relevantes para a qualidade, a segurança e a sustentabilidade do pós-colheita no país.

 

Logística – O diretor de logística de operações da Coamo Agroindustrial Cooperativa, Edenilson Carlos de Oliveira, fará a palestra de abertura “Logística do transporte e sua influência na pós-colheita de grãos”. Ele vai abordar os principais gargalos no transporte e destinação dos grãos produzidos no Estado do MS, bem como os crescentes volumes de produção que todos os anos vem em uma crescente, exigindo muito da logística e armazenagem.

O palestrante vai mostrar dados sobre a produção, a capacidade estática, os modais de transporte e os portos que atendem a região. Além disso, vai discutir como esses fatores estão relacionados e quais são os principais desafios e oportunidades para o setor.

 

Segurança – Com o tema “Segurança operacional nas unidades armazenadoras de grãos”, a palestra de Luciano Testa vai focar no gerenciamento de riscos ocupacionais versus inovações em projetos de novas unidades. “Vou falar dos principais riscos existentes no processo de unidades armazenadoras de grãos, com ênfase em melhorias aplicáveis para redução de riscos e inovações para eliminação de riscos em projetos de novas unidades”, destaca Testa.

Ainda dentro do tema segurança, a palestra de Jorge Lapezack, vai abordar a “Segurança no trabalho nas unidades armazenadoras de grãos”. Com foco nas explosões com poeiras em unidades armazenadoras de grãos, Lapezack  fará uma abordagem quanto a riscos existentes no processo de unidades armazenadoras de grãos, principais fontes de ignição, alguns locais críticos e medidas de proteção.

A  iniciativa e promoção do V Simpósio Pós-Colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul é da Associação Brasileira de Pós Colheita (Abrapos) e tem como realizadora a Coamo Agroindustrial Cooperativa. O evento tem  copromoção das instituições cooperativas Copagril, Copasul, C.Vale, Cooperalfa, Cocamar, Cotriguaçu, Lar, Universidade UFGD,  Conab e da Embrapa.

Evento: V Simpósio Pós-Colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul

Data: De 20 a 22 de setembro de 2023 | Maracaju – MS – Salão Paroquial II

ACESSE AQUI a programação do evento

Fundada em 1987, a Associação Brasileira de Pós-Colheita é uma organização sem fins lucrativos que visa promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área de pós-colheita de grãos. A sede da associação fica em Londrina, no Paraná, e seu objetivo é contribuir para a diminuição das perdas de grãos que ocorrem durante e depois da colheita, beneficiando os produtores, os armazenadores e os profissionais do setor.