Programa será apresentado durante Seminário Gaúcho de Silvicultura e Encontro Estadual de Plantio e Fomento Florestal, entre 22 e 24/09.

 

TANAC é a maior produtora de árvores de Acácia Negra no mundo, sendo líder mundial também na fabricação de extratos vegetais, cavacos e pellets de madeira desta árvore que é a terceira espécie mais plantada no Brasil, atrás somente do Eucalipto e do Pinus.

Com mais de 70 anos de atuação, a TANAC é uma empresa Carbono Negativo, totalmente alinhada com a sustentabilidade. Possui soluções de alta tecnologia para produtos voltados a diversos mercados, entre eles energia renovável, indústria coureira, tratamento de águas de abastecimento e de efluentes industriais, indústria da celulose, biomassa e nutrição animal. Comercializa seus produtos para mais de 60 países, distribuídos por todos os continentes.

A Tanac estará presente na edição 2022 do Seminário Gaúcho de Silvicultura. O evento, que ocorre nos dias 22 e 23 de setembro, no Parque de Exposições Davenir Peixoto Gomes, em São Francisco de Paula (RS), tem o propósito de apresentar tecnologias modernas e oportunizar novos investimentos. A programação reunirá técnicos e especialistas que darão uma visão atual das oportunidades que o setor oferece, além de apresentar melhoramentos silviculturais e tecnologias no processo de beneficiamento.

No dia seguinte, 24/9, a Tanac também participa do Encontro Estadual de Plantio e Fomento Florestal. O engenheiro Marcos Behling, especialista em Fomento Florestal da Tanac, será um dos palestrantes do evento, falando sobre o projeto de plantio de Acácia Negra, detalhando seu novo programa e benefícios, além de seu potencial de expansão. São quatro modalidades que envolvem o Projeto da Tanac: Fomento Social, Fomento Comercial, Parceria e Arrendamento.

 

Acordo – Na última semana (1/09), João Carlos Ronchel Soares, Diretor Presidente da TANAC (na foto com Fausto Ribeiro, Presidente Banco do Brasil, na Expointer), assinou uma carta de intenção junto ao Banco do Brasil, para beneficiar agricultores do RS que queiram iniciar o plantio e manejo da Acácia Negra.

A TANAC será o agente da gestão que possibilitará ao produtor receber recursos para implantar a floresta, apoiando a produção e garantindo a sua compra no final do ciclo.

O resultado dessa produção florestal de Acácia Negra gera um valor diferenciado ao produtor rural, além da receita advinda das toras de madeira serem utilizadas em diversas aplicações como matéria-prima para celulose, biomassa, carvão vegetal e pellets para usinas de energia elétrica, a sua casca é principal fonte para produção de taninos, uma especialidade química, com as mais diversas aplicações.

O acordo com o Banco do Brasil permitirá que os produtores possam optar por diferentes linhas de financiamento na época adequada para a condução de sua atividade, além de possibilitar a antecipação da compra de insumos e garantir condições e prazos adequados ao retorno da lavoura. “Essa parceria demonstra mais uma vez que a Tanac tem um papel protagonista na produção e fomento de florestas de Acácia Negra no Estado do Rio Grande do Sul. A Tanac reforça o seu compromisso econômico, cultural e social com a comunidade e produtores do Estado, vinculado à sua agenda ESG, investindo fortemente no crescimento das florestas de Acácia Negra e estimulando a cultura local”, comenta João Carlos Ronchel Soares, Diretor Presidente da empresa.

A TANAC já realizou o plantio de 55 milhões de árvores e administra uma área florestal de mais de 58 mil hectares. Além de líder mundial na fabricação de extratos vegetais da Acácia Negra possui a maior fábrica de pellets de madeira do Hemisfério Sul.

Uma empresa Carbono Negativo, que retira muito mais CO2e da atmosfera do que emite em toda a operação (para cada 1 tCO2e emitido, sequestram 6,03 tCO2), a TANAC tem um Departamento próprio de pesquisa e desenvolvimento. Faz uso de tecnologias avançadas na produção de mudas, pesquisas de melhoramento genético e mantém convênios com universidade e entidades florestais que permitem acompanhar a evolução do setor, gerando um significativo incremento de produtividade e qualidade em suas florestas. A área de Pesquisa e Desenvolvimento da TANAC busca também desenvolver novos produtos, que possibilitem processos mais eficientes com menores custos operacionais.

Referência mundial em sustentabilidade, tem várias certificações importantes. Acaba de passar pelo processo de auditoria anual do Sustainable Biomass Program (SBP) e revalida a sua certificação, obtida em 2018. A conquista comprova que os sistemas de gestão da TANAC demonstram responsabilidade com o meio ambiente e o compromisso com o equilíbrio entre o aproveitamento e a preservação dos recursos da natureza. SBP é um programa de certificação para biomassa de madeira utilizada na produção de energia. A certificação pode ser usada para demonstrar conformidade com os requisitos legais, regulamentares e de sustentabilidade da União Europeia.

Ainda possui os Certificados Halal, Certificado Kosher, NSF, Certificado ISO 9001, Certificado ISO 14001, Certificado FSC® – C012089 TANAC – Forest Stewardchi Council, Certificado FSC® – C016659 TANAGRO – Forest Stewardchip Council®, que atestam o seu compromisso com o meio-ambiente e a sociedade, desde a sua operação, até a origem dos insumos produzidos.

Conta com mais de 1.500 colaboradores e possui 3 Unidades – A de Taninos, em Montenegro, às margens do Rio Caí, a de Cavacos e Pellets de Madeira, na cidade de Rio Grande, e a unidade Florestal, com florestas próprias no Rio Grande do Sul. Está bem localizada, próxima do Complexo portuário de Rio Grande.


Assessoria de Comunicação TANAC