Campanha da Secretaria da Agricultura de do Estado de São Paulo traz dicas de consumo dos alimentos típicos da tradicional festa

A campanha “Festa Junina da Boa Alimentação”, lançada dia 13 de junho pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), divulgará, até 30 de junho, dicas saudáveis para a festa junina nas mídias sociais “Alimentação Saudável” e “Saudável e Barato” no Facebook, Youtube, Twitter e Instagram.

Entre as postagens da campanha, uma delas abordará a diferença entre dois tipos de alimentos, sendo um de consumo positivo e outro moderado. As comparações serão feitas entre consumo de milho e cachorro-quente, pinhão e pastel e cuscuz e cocada. Cada caso será veiculado uma vez por semana. Além disso, enquetes de receitas semanais terão temas como milho e mandioca.

Dois vídeos também serão divulgados. Um sobre “esquentão”, bebida quente e saudável cujos ingredientes são: gengibre, suco de uva concentrado, canela em pau, cravo, cascas de laranja. O outro falará da “quinoa junina”, feita com quinoa, açúcar demerara, canela em pau e leite.

Haverá ainda um artigo sobre a tradição da festa junina, considerada uma das festas mais conhecidas no Brasil. O texto falará sobre a história de criação, as diversas variedades de preparações típicas e as brincadeiras que não podem faltar nesta comemoração.

Para José Valverde Machado Filho, titular da Codeagro, é uma iniciativa que demonstra a preocupação da Pasta em promover hábitos alimentares mais saudáveis. “É possível cuidar da nossa saúde sem deixar de aproveitar as festividades. Propiciar alternativas mais saudáveis e nutritivas para a população contribui para a formação de políticas públicas mais eficientes, conforme nos orienta o secretário Arnaldo Jardim e o governador Geraldo Alckmin”, destacou.


Por Larissa Vidal
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11) 5067-0069