Setor agropecuário obteve crescimento de 21,6% no primeiro trimestre de 2023

Estabelecido em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor. A data é uma alusão ao centenário da criação do Ministério da Agricultura, realizada por Dom Pedro II, e celebra a importância dos agricultores para a sociedade e para o crescimento econômico do Brasil.

O agricultor é quem proporciona a produção de alimentos para consumo e matéria-prima na fabricação de importantes produtos à sociedade. Esta profissão é considerada uma das mais antigas e atua diretamente na movimentação do setor.

Para Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, uma das maiores indústrias de fertilizantes do país, a comemoração é extremamente importante para destacar o papel do agricultor no desenvolvimento do agronegócio nacional: “O Brasil é considerado um dos maiores produtores de alimentos do mundo e isso se deve ao grande trabalho desenvolvido por estes profissionais que, além de ajudarem a alimentar a população brasileira, impulsionam a riqueza do país”.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil aumentou, em comparação ao trimestre anterior: 1,9% no primeiro trimestre de 2023, totalizando R$ 2,6 trilhões no período. Este resultado foi estimulado pelo setor agropecuário, que cresceu 21,6%, a maior alta desde o quarto trimestre de 1996.

Estima-se que o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2023, de acordo com as informações da safra do último mês, seja de R$1,148 trilhão, valor 2,6% superior ao do ano passado. O crescimento está relacionado principalmente ao recorde da safra de grãos e ganhos de produtividade, com um aumento de 4,9% motivado pelas lavouras. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ainda estima que, em 2027, a produção de grãos vai superar os 290 milhões de toneladas.

Sodré destaca que o trabalho do agricultor tem se modificado progressivamente, aumentando a produtividade e a otimização da produção agropecuária: “Há um maior protagonismo das especialidades e técnicas, gerando resultados que impactam na nossa visibilidade agronômica no mercado mundial. O agricultor é um dos maiores responsáveis por estes resultados e contribui diretamente nos recordes de cada ciclo”, finaliza.


 Press FC