Por meio de ações integradas de combate à vulnerabilidade social e auxílio à população carente, o Estado de São Paulo tem avançado na distribuição mais justa dos alimentos.

O compromisso da Pasta da Agricultura com a segurança alimentar se comprova por meio de seus programas e da agenda do secretário Antonio Junqueira.

Reforçando o enfrentamento à problemática, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar, promoveu um encontro com gestores municipais para dialogar sobre a implementação de uma política pública que garanta a qualidade e acesso dos alimentos em diversas cidades do interior paulista. A ação integra o “Circuito Dialogando Segurança Alimentar no Estado de São Paulo”. A ação visa o fomento à formação de conselhos municipais sobre o tema, a saudabilidade dos alimentos na merenda escolar, entre outros benefícios.

O Estado de São Paulo e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento acreditam em uma gestão municipalista e que esteja sempre de portas abertas para receber os problemas dos produtores do estado.

Em sua fala na abertura da discussão, o secretário Antonio Junqueira citou a necessidade de se atuar com firmeza no âmbito da segurança alimentar. Para o secretário, o incremento ao empreendedorismo e à capacitação dos cidadãos é uma forma de garantir “o acesso a direitos básicos como alimentação e saúde”.

O secretário ainda acrescentou que o alimento e a segurança alimentar são sinônimos de paz em uma sociedade. “Essa é uma pauta constante e desafiadora. Mesmo com os avanços, seguimos buscando novas formas de atuar e melhorar a vida das pessoas”.

O evento marcou ainda o lançamento da Coleção Agro SP na Mesa: com os livros Amendoim e Leites e Derivados, em versão online. A Secretaria de Agricultura desenvolve pesquisas aplicadas voltadas aos dois produtos, nos Instituto da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e dissemina esse conhecimento por meio do trabalho dos extensionistas da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).


Assessoria de Comunicação da
Secretaria de Agricultura e Abastecimento