Portugal vem se destacando nas relações comerciais pet com o Brasil. Os números do Instituto Pet Brasil mostram que, em 2020 o valor das exportações cresceu mais de 387%, saltando de US$ 57.519 (FOB) para US$ 280.249 (FOB). O resultado coloca o mercado português como o segundo que mais cresceu em valor de exportação, ficando atrás somente da Austrália e à frente dos EUA, Itália e Emirados Árabes. Os números foram atualizados pelo Instituto Pet Brasil com base no 3º trimestre de 2020.

A participação nas exportações pet brasileiras também saltou. Em 2019, Portugal representava apenas 3% de todo valor exportado. Hoje essa representatividade saltou para 20%. Ao olharmos para o volume, a exportação praticamente dobrou: saltou de 6,7 mil toneladas em 2019 para mais de 12,3 mil toneladas em 2020. O produto mais enviado é o pet food, produto que ultrapassa 90% das exportações.

“Essas informações são um norte para bons negócios, para as empresas brasileiras. Principalmente em períodos de turbulência econômica, investir no comércio internacional pode criar divisas, e ajudar a impulsionar o mercado pet do nosso país, que já se mostrou resiliente tantas vezes, 2020 incluso”, comenta Nelo Marraccini, presidente-executivo do IPB.

O mercado pet brasileiro apresenta projeção de crescimento de 13,5% em 2020 em relação aos números de 2019. Os dados são do IPB e dão conta de um faturamento previsto para R$ 40,1 bilhões no ano passado. A cifra é 6,88% maior do que aquela projetada nos primeiros seis meses de 2020. Pet food e produtos veterinários lideram, com alta de faturamento de, respectivamente, 22,5% e 16%.

O Instituto Pet Brasil (IPB) nasceu em 2013 para estimular o desenvolvimento do setor Pet, composto pelos pilares criação, produtos e serviços para animais de estimação. A entidade lidera projetos de fomento ao conhecimento, ao empreendedorismo e à inovação, com o objetivo de profissionalizar toda a cadeia Pet. Nosso objetivo é construir um setor mais profissionalizado, e fortalecer a relação entre seres humanos e animais de estimação, que comprovadamente é benéfica para a saúde e o bem-estar de ambos.

O IPB disponibiliza informações relevantes para o setor, bem como promove a capacitação das empresas brasileiras, gerando mais competitividade e, com isso, serviços cada vez melhores para os nossos melhores amigos.

 


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