O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de setembro fechou em 1,40, refletindo a redução média de 11% dos preços dos adubos, em comparação a agosto. O resultado favorece a relação de troca nesse momento de final de safra de verão e preparativos para a safrinha, principalmente para o produtor rural que investe em adubos de qualidade para obter incrementos de produtividade e rentabilidade.

Durante o período, o preço das commodities registrou queda, liderada pela cana-de-açúcar, de pouco mais de 4% em relação ao mês anterior. A soja e o milho também apresentaram baixa de preço na média do mês, atrelada às revisões nas safras norte-americanas.

Os preços dos fertilizantes registrados no final de setembro apresentam relações de troca ainda mais favoráveis para os agricultores do que a média do mês.

Outro fator considerado na composição do IPCF é o câmbio, que variou em quase 2% para cima no dólar, motivado pelo receio de uma recessão global, pelas incertezas sobre a demanda global e pela disputa eleitoral brasileira.

Entendendo o IPCF

O IPCF é divulgado mensalmente e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. Uma relação menor que 1,0 indica que os fertilizantes estão mais acessíveis do que no mesmo período em 2017, e uma relação maior que 1,00 significa que os adubos estão menos acessíveis em comparação com o mesmo período. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo. Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br. Siga-nos no Facebook e LinkedIn.

 


CDN Comunicação