Avaliação científica apontará dados de performance alimentar, ganho de peso, análise morfológica e outros. Testes similares com outras raças já estão programadas

O Centro Tecnológico Humberto de Freitas Tavares, da Central Bela Vista, em Botucatu (SP), deu início há algumas à prova de eficiência e performance da raça Brahman, realizada sob encomenda da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB). Envolvendo 120 animais, sendo 60 touros e 60 novilhas, e previsto para durar 90 dias, os testes avaliarão a relação entre consumo de alimento e ganho de peso, acabamento de carcaça, análise fenotípica e morfológica, entre outros fatores.

“Os dados servirão para a melhor definição de animais e linhagens mais produtivos a campo, enriquecendo o conhecimento sobre a raça e agregando valor aos criadores”, define Pedro Araújo, gerente comercial da Central Bela Vista. Esse é o segundo teste realizado no Centro Tecnológico Humberto de Freitas Tavares. Há menos de dois meses, foi concluído trabalho similar com 142 animais da raça Nelore. “Há grande demanda para testes de diversas raças e a agenda está ficando cheia”, revela Araújo.

A prova com a raça Brahman acontece em parceria entre o CT da Bela Vista e a BrasilcomZ, seguindo o modelo da EMBRAPA, com o apoio do assessor de melhoramento genético William Koury. Depois de identificados com um brinco eletrônico, os animais selecionados passaram por pesagem, identificação e avaliação biométrica. “Sensores eletrônicos nos cochos e nos bebedouros do CT leem o chip do brinco e registram a quantidade de alimento e água ingeridos pelos animais, indicando, ao final, o ganho efetivo de peso”, diz o gerente comercial da Bela Vista.

A bateria de testes incluem ultrassonografia de carcaça, a medida da área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea e marmoreio. Também é feita a ultrassonografia testicular, que avalia o potencial reprodutivo dos animais. “De forma prática, pode-se identificar futuros touros reprodutores com as melhores características frente ao mercado, que hoje busca rapidez na engorda e maior qualidade da carne”, informa Araújo.

Além dos resultados científicos, é feito ainda um julgamento técnico de caracterização racial, aprumo, peso, cor, conformidade, aspectos e tamanho das pernas, entre outros detalhes. Ao final do teste, será realizado um leilão dos animais na própria Central Bela Vista, com participação de criadores do Brasil e de outros países da América Latina.

 

A raça Brahman – Resultado do cruzamento das raças Nelore, Guzerá, Gir e Sindi, o Brahman é uma raça zebuína presente em todos os continentes. Dedicados ao corte, são animais de maior tamanho que o Nelore, com touros pesando entre 720 a 990 kg. Apresentam-se nas cores cinza claro, vermelho e preto e seus animais são reconhecidos pela produtividade, eficiência e adaptação a diversos sistemas de produção. No Brasil, teve grande expansão entre criadores especialmente no período entre 2006 e 2012, por sua adaptabilidade ao clima tropical. “Hoje o Brahman tem sido muito usado no cruzamento com Nelore, por agregar rápido ganho de peso e volume de carcaça em rebanhos criados a pasto”, indica Pedro Araújo.


Piquini Comunicação