Penedo Borges Bodega Boutique é certificada como Empresa B

 

Formada por sócios argentinos e brasileiros, a Penedo Borges Bodega Boutique é uma vinícola localizada em Luján de Cuyo (Mendoza, Argentina), e tem como principal missão resgatar o valor artesanal do vinho, a elaboração manual, a baixa intervenção e uma produção paciente, detalhista e sustentável.

Seu compromisso com o meio ambiente resultou em sua certificação, em 2017, como Empresa B, o que indica os altos padrões de desempenho social e ambiental da marca, sua transparência e responsabilidade empresarial. Uma Empresa B é parte de um movimento global de pessoas que usam a força de seus negócios para gerar um impacto positivo.

Em relação ao manejo dos vinhedos e à produção de vinhos, as práticas de gestão aplicadas na Penedo Borges estão alinhadas com a viticultura sustentável, visando alcançar uma produção rentável de uvas e vinhos, com máxima qualidade enológica e segurança alimentar, minimizando ou zerando o uso de agroquímicos sintéticos visando a saúde dos stakeholders e a preservação do meio ambiente.

A marca também implementou o uso de painéis solares – que hoje cobrem 80% de seu consumo de energia -, uma planta de reciclagem de efluentes líquidos, classificação de resíduos e irrigação por gotejamento (que, além de fazer parte dos protocolos de viticultura de precisão adotados no vinhedo, economiza água ao minimizar a evaporação) em seus 48 hectares. Tudo isso, aliado ao respeito e ao cuidado com seus colaboradores em todos os setores da bodega.

“A comunidade e as pessoas também são parte crucial de um trabalho responsável, o compromisso social da Penedo Borges é baseado em ações que podem contribuir para uma mudança positiva no mundo”, Jorge Cahiza, CEO e sócio da Penedo Borges. A vinícola se associou ao projeto Pecum de Luz (Vinos de Luz), que realiza ações junto a ONGs locais utilizando o vinho como ferramenta para o financiamento de programas sociais, educativos, desportivos, de saúde e de moradia.

 

Investimento brasileiro em terras argentinas – As atividades da Penedo Borges foram iniciadas em 2005, quando amigos brasileiros, dentre eles Euclides Penedo Borges – engenheiro carioca, dirigente e professor da Associação Brasileira de Sommeliers/RJ –, decidiram investir em vitivinicultura em Mendoza, Argentina.

Ao quadro societário da vinícola foi incorporado recentemente o competente e atual diretor de enologia Juan Manuel González (De Angeles e Gozález & González), que conta com a consultoria do respeitadíssimo especialista em viticultura Santiago Mayorga.

O trabalho com as uvas e os vinhos do projeto segue sendo acompanhado pelo sócio-fundador Euclides Penedo Borges.


 CH2A Comunicação