Em 2021, país passou pela maior crise hídrica em nove décadas, fazendo o Governo investir em usinas termoelétricas, mais caras e poluentes

Os recentes níveis baixos dos reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras – que corresponde a cerca de 70% da matriz energética do país, segundo dados do Balanço Energético Nacional – demonstraram que o Brasil possui uma dependência dessa fonte energética, que resultou no aumento de cerca de 25% na conta de energia em 2021, trazendo prejuízos para organizações de diversos setores.

Tais tipos de crises não podem ser previstos e, não estar preparado para cenários como esse interfere na continuidade do negócio de uma organização. A ISO 50001, Sistema de Gestão de Energia, possibilita a redução de custos e consumo energético sem impactar na diminuição da produção, promovendo a eficiência energética dentro da organização, além de impulsionar a utilização de fontes de energias alternativas e renováveis.

“É ilógico seguir contando com chuvas que podem ou não serem suficientes para o abastecimento de usinas hidrelétricas e pagar mais caro em uma alternativa que prejudique o ambiente com lançamento de gases de efeito estufa (GEE), como o caso das termoelétricas”, pontua Alessandra Gaspar Costa, diretora executiva da APCER Brasil, empresa de origem portuguesa líder de certificação em Portugal.

Uma organização que opta pela implementação da ISO 50001 consegue estabelecer processos necessários para melhorar o desempenho energético global da companhia, utilizando a metodologia Plan, Do, Check, Act (PDCA) – planejar, fazer, checar e agir – que instaura um processo de melhoria contínua, sem estabelecer quaisquer exigências de desempenho energético.

A norma é reconhecida internacionalmente, trazendo à organização que passa pelo processo de certificação vantagem competitiva no mercado, demonstrando preocupação com as questões climáticas e ambientais, além do cumprimento de legislações cabíveis vigentes.

“A ISO 50001 possui fácil integração com outras normas ISO, como a 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), a mais utilizada do mundo, e a 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), abrindo portas para uma organização alcançar outras certificações, que melhorarão processos internos e posicionamento no mercado”, conclui a diretora executiva da APCER Brasil, Alessandra.

A APCER é uma empresa de origem portuguesa, reconhecida mundialmente como um dos principais prestadores de serviços de certificação, auditoria a fornecedores, auditoria interna e treinamento. A organização oferece soluções de valor a instituições de qualquer setor de atividade, permitindo que se diferenciem em um mercado cada vez mais complexo e em constante mudança.

Assessoria de Comunicação da APCER Brasil