Dia 1 de junho: A sustentabilidade e as preocupações com a saúde estão levando os consumidores a buscar mais proteínas à base de plantas, mas a experiência gustativa desses produtos ainda deixa a desejar, de acordo com a pesquisa realizada pela Kerry, empresa líder mundial em Taste & Nutrition.

Em 2022, a Kerry entrevistou mais de 1.500 consumidores em quatro países – EUA, Reino Unido, Austrália, e Brasil – para conhecer as expectativas sensoriais em torno de hambúrgueres à base de plantas. A pesquisa revelou que os flexitarianos, o principal grupo de consumidores que impulsiona o crescimento de soluções plant-based, são mais críticos em relação aos produtos do que os consumidores veganos e vegetarianos. Embora a sustentabilidade seja um dos principais fatores determinantes, os consumidores não estão dispostos a comprometer o sabor e procuram produtos que estejam o mais próximo possível da experiência gustativa dos alimentos de origem animal.

 

O levantamento constatou os principais fatores em mercados-chave, bem como os atributos que os consumidores procuram quando compram hambúrgueres à base de plantas:

  • No Brasil, é comum preparar hambúrgueres de carne moída e temperar com ingredientes de sua preferência. 67% dos consumidores brasileiros declararam que continuam comprando hambúrgueres à base de plantas porque estão empenhados em melhorar a sua própria saúde (ou a da sua família) em geral.
  • 73% dos consumidores brasileiros começaram a comer produtos à base de plantas porque são considerados “mais saudáveis”, e 53% entraram na categoria por curiosidade.
  • 88% dos consumidores são suscetíveis a comprar um hambúrguer plant-based descrito como tendo um sabor autêntico de grelhado.
  • 92% dos consumidores no Brasil confirmaram ser provável que comprem um hambúrguer à base de plantas que seja “crocante por fora e suculento por dentro”.

 

O sabor como uma porta de entrada – Embora a carne bovina seja a referência, as expectativas dos consumidores em relação aos hambúrgueres à base de plantas vão além da experiência do sabor e são de fato mais elevadas. Os consumidores desejam produtos com mais suculência e uma “mordida” que se assemelhe com a experiência de consumo da carne animal. Eles procuram também sugestões de cozimento como o frito/defumado/tostado, que sinalizam que um hambúrguer está perfeitamente cozido e é seguro para o consumo. Além disso, desejam que as alternativas oferecidas possuam uma nutrição aprimorada.

Sobre as conclusões da pesquisa, Fiona Sweeney, Diretora de Marketing Estratégico da Kerry, afirmou: “A necessidade de uma grande experiência de sabor é universal. Para os alimentos de origem vegetal, que são frequentemente escolhidos pelos consumidores como uma opção mais sustentável, garantir um ótimo sabor pode ser uma porta de entrada para o fornecimento de soluções nutricionais inovadoras e sustentáveis para consumidores de todo o mundo. Entretanto, assegurar uma grande experiência de sabor – envolvendo uma experiência sensorial completa de visão, som e textura – é altamente complexo e nos alimentos à base de plantas é mais desafiador ainda porque a expectativa é alta, tendo a carne e os laticínios como referência”.

“O consumidor flexitariano, o principal grupo de consumidores que impulsiona o crescimento da categoria em alimentos de origem vegetal em todo o mundo, está ativamente tentando reduzir seu consumo de carne e laticínios. Entretanto, como eles ainda comem carne e laticínios, suas expectativas de sabor à base de plantas são influenciadas por essas experiências. Em geral, nossa pesquisa descobriu que os flexitarianos são mais críticos em relação aos produtos à base de plantas atualmente disponíveis no mercado. Proporcionar um ótimo sabor, juntamente com uma melhor nutrição e credenciais de sustentabilidade, será a chave para o sucesso nesta categoria”.

“Fazemos parceria com nossos clientes para criar um mundo de nutrição sustentável, que é liderado por nossa experiência em paladar. Nossa compreensão e experiência no desenvolvimento de soluções líderes de mercado e atraentes para o consumidor, combinadas com uma compreensão sensorial mais profunda, podem ajudá-los a afinar o desenvolvimento de produtos, desbloquear o crescimento da categoria e criar algo verdadeiramente satisfatório, inovador e líder de mercado”.

Os resultados da pesquisa estão presentes em uma série de eBooks publicados pela Kerry, com oportunidades para que a indústria possa atender às expectativas atuais dos consumidores e suas necessidades futuras. Você pode baixar os eBooks aqui.

 

Metodologia – Embarcamos em uma jornada de exploração de seis meses com consumidores em quatro mercados-chave de produtos plant-based ao redor do mundo: EUA, Reino Unido, Austrália e Brasil. Nossas equipes globais de pesquisa combinaram diferentes técnicas analíticas e de percepção, incluindo “redes de arrasto” de mercado, pesquisas qualitativas e quantitativas com o consumidor para se familiarizar com a experiência do sabor de origem vegetal. Para compreender verdadeiramente o consumidor, realizamos etnografia digital e imersões sensoriais – entramos (virtualmente) em cozinhas de consumo em todo o mundo e observamos consumidores preparando e comendo hambúrgueres à base de plantas.

O resultado é uma compreensão mais profunda da experiência gustativa desejada pelos consumidores de produtos plant-based, inclusive:

  • O que os encanta, pontos críticos e expectativas não atendidas
  • Como os consumidores percebem os diferentes atributos sensoriais

A Kerry é líder mundial no desenvolvimento de soluções em Taste & Nutrition e principal parceira para as indústrias de alimentos, bebidas e farmacêutica. Sua ampla base tecnológica, modelo de negócios centrado no cliente e capacidade de soluções integradas líderes da indústria a posicionam como a melhor parceira na co-criação. É a inovação com os clientes que permite a criação de produtos de grande sabor, com melhor nutrição e funcionalidade, ao mesmo tempo que garante um melhor impacto para o planeta. Em 1994, a Kerry começou a operar na América Latina, iniciando as atividades no México. Em 1998, a empresa foi estabelecida no Brasil. Atualmente, a Kerry está presente em oito países da América Latina com 13 fábricas, 6 escritórios comerciais e 2 centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Aplicação. Empregando mais de 26.000 pessoas em todo o mundo, incluindo mais de 1.000 cientistas de alimentos, e sua presença global se estende através de 148 fábricas em 32 países, a Kerry cria um mundo de nutrição sustentável. Seu objetivo é alcançar mais de 2 bilhões de consumidores com suas soluções até 2030.

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