A produção do produto não acompanha a forte demanda do mercado

Apesar de pouco difundido, o mercado de mel é considerado hoje um dos mais promissores da agropecuária, com o país liderando o ranking de produtores orgânicos do mundo. E a fabricação parece não acompanhar a alta demanda do mercado. Segundo dados da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL), foram produzidas 46 milhões de toneladas de mel em 2021, enquanto o potencial de compra é de 250 milhões de toneladas/ano, até 2035. De olho nesse cenário, a Cia da Abelha, empresa que atua há 40 anos como produtora e especialista em soluções voltadas para o setor, promove um curso gratuito de apicultura, entre os dias 7 e 10/06, para incentivar novos apicultores e fomentar esse mercado em ascensão.

Ministrado pelo renomado prof. Armindo Vieira Júnior, o curso on-line “A Jornada do Mel”, será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Cia da Abelha. Das 19h às 21h, o apicultor ensinará todo o processo de produção: da primeira colmeia até o produto na prateleira para o consumidor final. Além disso, haverá uma breve introdução sobre a prática, as oportunidades disponíveis no Brasil e como esse pode ser um negócio rentável e sustentável nos próximos anos.

“Diferente dos outros negócios dentro da agropecuária, a apicultura ainda é pouco difundida no Brasil, mas oportunidades são gigantescas. Como as nossas abelhas são miscigenadas, elas são muito resistentes a patologias e aos predadores, por isso não necessitam de remédios e antibióticos. Esse mel puro e orgânico é o mais procurado no mercado e ainda não temos tantos produtores disponíveis assim no Brasil para atender essa demanda. Produzimos menos do que o mercado precisa, ou seja, está faltando apicultor. Segundo o último levantamento do IBGE, em 2018, o Brasil registrava cerca de 300 mil apicultores, mas são dados que podem estar desatualizados por falta de novos levantamentos estatísticos do órgão. O objetivo do curso é abrir os olhos para essa oportunidade de negócio e ensinar, da teoria a prática, como funciona a produção”, explica Armindo.

Durante as aulas da “Jornada do Mel”, os alunos ainda vão aprender sobre o investimento inicial necessário, como montar um apiário, como capturar os primeiros enxames, técnicas para realizar o trabalho com segurança e como vender o produto final. Para participar é necessário realizar uma inscrição prévia  NESSE LINK

Sobre o Professor Armindo Vieira Junior – Técnico em Química, em Meio Ambiente e em Acupuntura e Apiterapia, Armindo Vieira Júnior é considerado um dos maiores estudiosos de apicultura da atualidade, no Brasil. Com mais de 40 anos de carreira, sendo 20 como professor no segmento de criação de abelhas e produção de mel e própolis, o mineiro já capacitou mais de 10 mil brasileiros. Os cursos remotos, que começaram um pouco antes da pandemia e tiveram um boom durante o isolamento social, se tornaram referência no mercado de apicultura, ensinando da teoria à pratica a como ingressar no mercado e obter superproduções lucrativas e sustentáveis.

 

Programação:

    • Aula 1 – dia 07/06 – 19h
      – O que é apicultura
      – Por que é o ramo do negócio que mais cresce no Brasil
      – Como obter lucro em tão pouco espaço.
    • Aula 2 – dia 08/06 – 19h
      – Passo a passo para iniciar o seu negócio apícola, desde a escolha do local para ser o apiário até obtenção dos primeiros enxames.
    • Aula 3 – dia 09/06 – 19h
      – Aprenderá os manejos essenciais para superprodução do mel orgânico.
    • Aula 4 – dia 10/06 – 19h
      – Conheça todos os detalhes para escoar a sua produção: venda no atacado, varejo, como obter os selos, registros sanitários e muito mais.

Fundada em 1994 pelo professor Armindo Vieira Junior, em Minas Gerais, a Cia da Abelha é uma empresa que atua como produtora e especialista em soluções voltadas para o setor de apicultura. Considerada uma das pioneiras e referência no mercado de mel e própolis no Brasil, a instituição já criou mais de 2 mil colmeias até hoje, em mais de 40 apiários. Sua produção anual de mel é superior a 40 toneladas, enquanto a de própolis é de cerca de 5 toneladas/ano. Sua demanda atual no mercado de mel é de aproximadamente 30 mil kg de mel/ano, além das já 40 produzidas, que são complementados com produções dos próprios alunos dos seus cursos presenciais e on-line de apicultura. Sendo um case de sucesso na apicultura, hoje a Cia da Abelha conta com faturamento milionário, envolvendo todas as atividades da cadeia do agronegócio que envolvam abelhas.

Broto Comunicação