Com essas práticas, a Frimesa é exemplo de empresa que constatou melhoras no comportamento dos animais, facilidade no manejo e redução de perdas com qualidade

 

Melhorar o bem-estar dos animais é um dos principais assuntos na suinocultura. É preciso ter atenção em todas as etapas, de ponta a ponta da cadeia, principalmente nas últimas 24 horas de manejo pré-abate, em que é definida a qualidade do produto final. Por isso, a ciência desenvolveu práticas e instalações que contribuem significativamente para a sanidade e o conforto animal, como áreas de espera climatizadas para desembarque de suínos, a fim de reduzir o estresse térmico.

Filipe Antonio Dalla Costa, coordenador técnico de bem-estar animal na MSD Saúde Animal, explica que os suínos são muito sensíveis ao estresse por calor, então, quando os caminhões estão aguardando para serem desembarcados, o fluxo de ar no interior da carroceria reduz e pode haver uma elevação da temperatura interna, com prejuízos aos animais.

“No entanto, com a ventilação forçada e nebulizadores instalados ao nível da carroceria, é possível criar um microclima adequado aos suínos enquanto os caminhões permanecem parados. Com isso, as gotículas de água da nebulização absorvem o calor do ambiente e são removidas pela ventilação forçada”, diz Filipe.

E foi exatamente nessa técnica que a empresa de alimentos Frimesa apostou. Luana Torres da Rocha, médica-veterinária responsável pela sanidade e bem-estar animal da Frimesa, afirma que, após a climatização da área de espera para desembarque, foi notável a melhoria no comportamento dos suínos e a facilidade de manejo, uma vez que os animais estão menos exaustos, bem como a redução de perdas com qualidade. “Essa prática, além de melhorar o bem-estar dos suínos, melhorou a qualidade de trabalho dos nossos colaboradores, por meio da praticidade de condução, pois suínos saudáveis e descansados caminham com mais facilidade.”

Além do conforto ambiental, desde 2018, a Frimesa fornece água com eletrólitos no período de descanso para auxiliar a manutenção da saúde dos animais e a recuperação do desgaste físico do embarque, transporte e desembarque. Também disponibiliza correntes e brinquedos que estimulam os comportamentos naturais de exploração e interação dos suínos. Como resultado, a instalação da estratégia de enriquecimento ambiental melhorou o comportamento dos animais de forma geral. Eles passaram a interagir mais com o ambiente e reduziram os comportamentos de interações agonísticas.

“Após 2018, começamos diversas iniciativas para melhorar o bem-estar dos suínos e, consequentemente, dos colaboradores. Investimos mais de R$ 5 milhões nessas ações, a fim de garantirmos a produção de alimentos éticos. E todos esses investimentos vêm trazendo um retorno muito positivo, inclusive, nossos profissionais notaram uma maior facilidade de manejo e segurança operacional, aliado a comportamentos positivos dos suínos”, comenta Luana.

A médica-veterinária também pontua que, em dezembro de 2017, ano anterior à implantação das iniciativas, 1,42% dos suínos, ao serem manejados após o desembarque, eram considerados ambulatoriais não lesionados, por não conseguirem se locomover devido ao estresse. Já em dezembro de 2018, apenas 0,49% dos suínos receberam essa classificação.

Outra ação da Frimesa foi a implantação do sistema de insensibilização por dióxido de carbono, em dezembro de 2020, que reduziu o estresse dos suínos durante o manejo, uma vez que eles se sentem mais seguros ao serem conduzidos em grupos de cinco a seis animais. Com o novo sistema, o uso de bastões elétricos para condução dos suínos para a área de insensibilização foi abolido.

 

Outras técnicas para otimizar o desembarque – Mais um ponto de atenção para reduzir o esforço físico dos animais é a inclinação das rampas e plataformas de desembarque. Conforme um estudo de Dalla Costa et al. 2019 da Embrapa suínos e aves, rampas com inclinação maior do que 20 graus aumentam mais de cinco vezes as chances de perdas, já que elevam a proporção de animais cansados e lesionados.

Para evitar esse cenário, é possível instalar plataformas de desembarque mecânicas, com rampas mais longas, móveis e ajustáveis a cada nível da carroceria. Além de reduzir o esforço físico dos animais, as rampas ajustáveis evitam a formação de degraus entre a rampa e a carroceria.

Outra orientação é que, após o desembarque, os suínos devem permanecer em baias com controle de ambiência e correntes para o enriquecimento ambiental. “Manter um ambiente confortável, com temperatura e umidade adequadas para os suínos, auxilia a recuperação dos desafios enfrentados durante a viagem ao frigorífico”, orienta o coordenador de bem-estar animal da MSD Saúde Animal.

Ainda segundo Filipe, a interação para condução deve ser calma, para criação de conexões positivas entre o homem e o animal. O profissional explica: “Devido a importância dessa conexão, a indústria vem investindo em treinamentos e capacitação dos colaboradores, pois manejadores bem treinados, capacitados e cientes dos comportamentos dos animais são capazes de superar desafios de comportamento e instalações presentes no cotidiano”.

Além da capacitação, instalações bem desenhadas e que favoreçam bons comportamentos auxiliam a manutenção do fluxo de condução e evitam paradas. Uma das estratégias é a utilização de portões automatizados, que auxiliam a condução dos suínos de forma calma e evitam fortes interações homem-animal.

“A demanda por uma produção ética é crescente dentro do mercado de alimentos. E, para atendermos a essa demanda, precisamos de colaboradores treinados, capacitados e com boas condições de trabalho”, diz Filipe. Somado a isso, boas instalações e práticas de manejo adequadas auxiliam a melhoria do bem-estar animal.

O coordenador na MSD Saúde Animal pontua ainda que “muito já foi melhorado no tema de bem-estar animal na produção de suínos durante os últimos anos, mas a melhoria deve ser contínua e crescente, somente assim será possível fornecer aos animais uma vida digna de ser vivida, com uma boa aceitação pelo mercado e pela sociedade”.

Olhar que é reforçado pelo programa Criando Conexões Multiespécie, pelo qual a MSD Saúde Animal atesta seu compromisso em democratizar o conhecimento voltado ao bem-estar animal, pilar essencial para a construção de um novo horizonte no cuidado com os animais. Com a expansão do programa para as produções de suínos e aves, além de ruminantes, a iniciativa passa a oferecer consultoria em diferentes espécies para otimizar a cadeia produtiva de maneira consciente, com técnicas como melhoria da ambiência para os animais, uso responsável de antimicrobianos, redução do estresse durante o manejo pré-abate, estratégias para atendimento de legislações nacionais e internacionais, melhoria da insensibilização de animais para abate e métodos de eutanásia para animais de produção.

Há mais de 130 anos, a MSD cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. A MSD Saúde Animal, uma divisão da Merck & Co., Inc., é a unidade global de negócios de saúde animal da MSD. Por meio do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis, a MSD Saúde Animal oferece a médicos-veterinários, pecuaristas, donos de pets e governos uma grande variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas, soluções e serviços de gestão de saúde, além de um amplo conjunto de tecnologia conectada que inclui produtos voltados à identificação, à rastreabilidade e ao monitoramento. A MSD Saúde Animal é dedicada a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas. Investe amplamente em recursos de P&D e em uma cadeia de suprimentos moderna e global. A empresa está presente em mais de 50 países e seus produtos estão disponíveis em cerca de 150 mercados.

Ketchum
(11) 5090. 8941 | ketchum.com.br