Commodity Feeder é acoplado ao robô de ordenha gerando mais eficiência

A empresa holandesa Lely, fabricante de robôs de ordenha com sede no Brasil em Carambeí (PR), trouxe para o País mais um equipamento que visa trazer economia ao produtor de leite. O Commodity Feeder é um dispositivo alimentador de concentrado que trabalha acoplado ao robô de ordenha Lely Astronaut e permite que as vacas recebam alimentos produzidos na fazenda, enquanto são ordenhas.

O Commodity Feeder permite substituir as tradicionais rações peletizadas de custos mais elevados, por alimentos não peletizados de menor custo, como derivados de aveia, trigo, milho, subprodutos diversos e até mesmo rações formuladas na própria fazenda. Sendo assim, os produtores ficam menos dependentes do alimento processado em pellets, de frete e da flutuação de preços. A operação do sistema pode ser ajustada de acordo com a porcentagem de matéria seca, do tamanho das partículas e da viscosidade do alimento.

Segundo Valquiria Martins Carvalho, do departamento de orientação e suporte de utilização de ordenha robotizada da Lely América Latina, o custo da alimentação é um fator decisivo de sucesso da atividade leiteira e esse recurso permite maior flexbilidade na decisão de compra dos ingredientes. “Pela forma como fazemos o manejo nutricional em sistema de ordenha robotizada, o robô é o lugar ideal para fornecer individualmente aos animais o concentrado que complementa a dieta parcialmente misturada (PMR) da pista de alimentação. Possibilitar que o produtor utilize alimentos concentrados produzidos na fazenda, objetivando menor custo de produção, é uma forma de contribuir com a sustentabilidade e competitividade de seu negócio”, detalha.

“O investimento na automação proporciona uma nova rotina ao trabalho diário, com maior flexibilidade, eficiência e melhor equilíbrio entre trabalho e vida social. Cerca de um terço da rotina de trabalho em uma propriedade leiteira é ocupado por tarefas repetitivas, como a ordenha. Após a transição para o sistema robotizado, oportunidades para focar em outras áreas importantes do negócio são criadas, como a saúde do rebanho, manejo reprodutivo, cria e recria de novilhas, além da convivência com a família”, enumera João Pedreira, gerente de Vendas para o Brasil da Lely.

A Lely é uma empresa internacional com bases familiares, fundada em 1948, na Holanda, pelos irmãos Cornelis van der Lely e Arij van der Lely e desde seu início tem como missão tornar a vida dos fazendeiros mais fácil, com soluções inovadoras e serviços personalizados. Oferece soluções em automação para praticamente todas as atividades relacionadas ao manejo e instalações para vacas leiteiras, desde a ordenha até a limpeza com o objetivo de prover um futuro sustentável, lucrativo e agradável às fazendas. A empresa está presente em mais de 60 países, conta com 1.200 colaboradores e mais de 1.600 patentes vivas. Para atender a América Latina, a Lely chegou ao Brasil em 2013 e se instalou em Carambeí (PR). Sua rede de atendimento, conhecida como Lely Center, atende as regiões leiteiras brasileiras e outros países da América Latina, com estrutura de suporte técnico, peças e vendas.

Attuale Comunicação
(11) 4022-6824 | attualecomunicacao.com.br