A genética de plantas é uma ciência que tem se tornado cada vez mais essencial no mundo da agricultura. As propriedades presentes no genoma de uma planta são fatores determinantes para saber como a planta responde a cada tipo de clima, solo e sistema de produção. O genoma, ou código genético, contém todas as informações hereditárias de um ser vivo. A leitura do genoma, traduzido em informação de DNA obtido por sequenciamento genético ou marcadores moleculares, permite a condução de estudos genéticos necessários para fomentar todo o processo de melhoramento genético.

Embora o melhoramento genético se faça presente na agricultura há milhares de anos, ele ganhou novos horizontes a partir do uso de ferramentas em biotecnologia e engenharia genética. Essas áreas ajudaram a desenvolver ferramentas e técnicas diferenciadas que permitem a manipulação do DNA, e modificam as características presentes da planta, a fim de fazê-las adquirir novos atributos, associados ao alto desempenho produtivo, perfil nutricional melhorado, resistência a pragas e doenças, entre outros.

“Esse processo ampliou os horizontes da agricultura, gerando diversos benefícios para o setor produtivo através da entrega de sementes melhoradas com novas biotecnologias que trazem maior produtividade e permitem o uso otimizado de insumos agrícolas, garantindo a consolidação do Brasil como potência agrícola, em âmbito mundial”, afirma Anderson Meda, gerente de pesquisa da TMG – Tropical Melhoramento & Genética, empresa que tem a missão de desenvolver soluções genéticas para entregar produtividade e rentabilidade aos agricultores, e atender a demanda mundial de alimentos e fibra de algodão de forma sustentável.

O especialista ressalta que o novo momento do melhoramento genético está na utilização de informações genéticas geradas por análise de DNA para predição de performance de novas linhagens ou híbridos gerados, utilizando modelos de simulação regional, que levam em consideração as informações de clima, solo e manejo agrícola.

“Todo esse avanço anda lado a lado com a tecnologia digital, que entra como protagonista para alavancar a evolução dos programas de melhoramento com ferramentas que devem integrar todas as etapas de tomada de decisão para entrega de novas sementes com alta performance”, explica Meda.

Esta nova fase dos programas de melhoramento se integra ao conceito de Agricultura 4.0, que soma todos esses avanços tecnológicos e científicos, colocando o setor em outro patamar. “Para os agricultores, a junção de tecnologias de manejo com ganhos genéticos trazidos pelos programas de melhoramento resulta em uma produção mais sustentável e lucrativa”, conclui o gerente de pesquisa.

 

Empresa planeja investir R 1 bilhão em P&D até 2031 – Para acompanhar as tendências e inovações do mercado de melhoramento genético, a TMG investiu mais de R$ 15 milhões de reais na expansão do laboratório localizado no complexo de Cambé (PR), matriz da empresa. Até 2031, R$ 1 bilhão vão ser investidos em pesquisa e desenvolvimento.

A TMG – Tropical Melhoramento e Genética, empresa brasileira de soluções genéticas para algodão, soja e milho trabalha para entregar inovação ao campo, contribuindo para atender a demanda mundial de grãos e fibras de forma sustentável. Em 2021, completa 20 anos de atuação em todo o Brasil. A matriz da TMG está localizada em Cambé (PR), e tem unidades nos Estados de Mato Grosso, Goiás e Rio Grande do Sul, principais regiões produtoras brasileiras com ensaios e experimentos de campo. Na safra 2020/21, conquistou a liderança do mercado de algodão, segundo a pesquisa BIP® Algodão da Spark. A empresa possui parceria comercial e cooperação técnica com as principais companhias multinacionais do segmento.

CDI Comunicação
(11) 3817-8002 | www.cdicom.com.br