O consumo de sucos naturais durante o inverno também é muito importante para manter o corpo hidratado

Mesmo que nesse período seja comum sentir menos sede, a nutricionista da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Sizele Rodrigues, que atua no Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), explica que a boa hidratação é fundamental para evitar doenças típicas da estação, como as gripes.

As frutas utilizadas no preparo da bebida são ingredientes capazes de promover bem estar em todas as fases da vida, bem como prevenir problemas na saúde. “Outro elemento importantíssimo é a água, que atua em todos os processos metabólicos do organismo, controlando a temperatura corporal, estimulando o trânsito intestinal e auxiliando na eliminação de toxinas por meio da urina e transpiração”, explicou a nutricionista.

Conheça algumas frutas que podem ser encontradas nesta época e que, se incluidas no cardápio, podem trazer benefícios à saúde. Lembrando que, as frutas na sua fase de colheita tem maior valor nutricional e preço mais acessível.

  • Banana – Rica em vitamina A e C; favorece a renovação celular; auxilia na formação e manutenção de ossos e dentes; contribui para a contração dos músculos.
  • Morango, maça, caqui, melancia, tomate, goiaba vermelha e framboesa – Contêm antioxidantes que previnem a degeneração de células; auxiliam na circulação sanguínea.
  • Laranja, acerola, mamão e manga – São cardioprotetores; beneficiam os cabelos, unhas e olhos; fortalecem o sistema imunológico.
  • Uva e ameixa – Contêm antioxidantes com atividade anti-inflamatória; fortalecem o sistema imunológico.

Baixe gratuitamente o Manual de Sucos da Secretaria (clicando aqui) e confira receitas saborosas e nutritivas.


Por Larissa Vidal
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11) 5067-0069