Inicialmente focado no manejo e bem-estar de bovinos, o Criando Conexões agora também abrange cuidados com aves e suínos, desde o nascimento até o abate, e oferecerá, neste ano, treinamentos para 900 pessoas em todo território nacional

 

Multiplicar a importância do manejo de baixo estresse e do bem-estar animal é a principal proposta do programa Criando Conexões, lançado no Brasil em 2015 pela MSD Saúde Animal. Dado o sucesso que obteve com a pecuária, a iniciativa ganha força e, a partir deste ano, passa a ser multiespécie, abrangendo, além das produções de ruminantes, as cadeias de aves e suínos. Dessa forma, a companhia reforça seu compromisso em democratizar o conhecimento voltado ao bem-estar animal, pilar essencial para a construção de um novo horizonte no cuidado com os animais.

Antony Luenenberg, gerente técnico de bem-estar animal da MSD Saúde Animal, afirma que, além de gerar ganhos importantes de eficiência operacional e produtividade, as boas práticas no campo impactam positivamente os três pilares da Saúde Única, abordagem que integra ações de promoção de sanidade e sustentabilidade entre animais, seres humanos e meio ambiente.

“Em ambientes adequados, os animais potencializam o seu desempenho; e o Criando Conexões tem justamente esse olhar para a melhora na qualidade de vida animal e, também, para o aprimoramento do trabalho dos profissionais de campo, que passam a ter mais segurança e eficiência em seu dia a dia”, pontua o especialista.

 

Iniciativa consolidada no Brasil – Até 2021, o Criando Conexões tinha como foco os rebanhos bovinos, e os resultados demostram a abrangência das ações: mais de 5,5 milhões de animais manejados, quase 7 mil vaqueiros capacitados e 50 colaboradores da MSD Saúde Animal habilitados para disseminar a técnica pelo país.

Além disso, dados preliminares de um estudo conduzido pela MSD Saúde Animal e pelo Prof. Pietro Baruselli demonstram, comparado ao manejo convencional, que o Criando Conexões permite reduções de 41% na velocidade de fuga e 66% no número de vocalizações. Dados que reforçam a importância do manejo de baixo estresse e resultam em um aumento de 7,8% na taxa de prenhez.

No cuidado com os bovinos, a iniciativa tem como fundamento a técnica desenvolvida nos Estados Unidos pelo vaqueiro Bud Williams e aperfeiçoada pelo veterinário Tom Noffsinger, que lhe deu base científica. É conhecida como “stockmanship”, que se traduz como “sem nada nas mãos”. O programa avalia o instinto e o comportamento do animal, melhorando a relação entre ele e o produtor, bem como o ambiente de trabalho da fazenda, o que impacta diretamente na produtividade.

Com a expansão do programa para as produções de aves e suínos, o Criando Conexões passa a oferecer consultoria em diferentes espécies para otimizar a cadeia produtiva de maneira consciente, com técnicas como melhoria da ambiência para os animais, uso responsável de antimicrobianos, redução do estresse durante o manejo pré-abate, estratégias para atendimento de legislações nacionais e internacionais, melhoria da insensibilização de animais para abate e métodos de eutanásia para animais de produção.

“Estudos demonstram que o manejo com baixo estresse melhora a imunidade, a resposta à vacinação e o desempenho dos animais. Não cabe mais que a interação seja feita de forma abrupta e com ferramentas que causam dor e estresse, e isso não só para ruminantes, mas para todos os animais de produção”, diz Antony.

Ainda segundo o profissional, uma comunicação eficaz entre humanos e animais também reduz o estresse nos funcionários, o que melhora a satisfação dos trabalhadores e reduz o volume de rotatividade de mão de obra. “Há benefícios para todos. Sem contar que produtores que olham para essas novas práticas são mais bem recebidos no mercado, tanto interno quanto externo. Estamos em um novo horizonte produtivo, e com avanços estabelecidos nas relações de consumo e de produção.”

Nesse cenário, a produção responsável é parte fundamental da evolução do setor. Quando bem manejados, os animais melhoram a interação com o ambiente e a resposta aos tratamentos e cuidados, tornando-se, assim, mais saudáveis e, consequentemente, fornecendo uma alimentação de mais qualidade às pessoas. Além disso, na ciência, há o consenso de que os animais são capazes de sentir emoções, portanto, garantir a eles uma vida digna tem resultados direto na sociedade e no consumo de alimentos.

“Faz parte do DNA da MSD Saúde Animal investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos, soluções e serviços, bem como em ações que resultem em benefícios tangíveis. E o Criando Conexões dá o tom sobre a importância do manejo consciente e adequado, utilizando a técnica de baixo estresse para a garantia do bem-estar animal”, ressalta Filipe Antonio Dalla Costa, coordenador técnico de bem-estar animal na companhia. Ele ainda destaca que os animais entendem as expressões e a comunicação do manejador.

Com o Criando Conexões Multiespécies, os clientes da MSD Saúde Animal de suinocultura e avicultura também passam a ter acesso a esse serviço especializado. Em 2022, 30 novos profissionais da empresa serão habilitados para disseminar a técnica para 900 pessoas de fazendas das três espécies.

Para conhecer mais sobre o Programa Criando Conexões acesse o canal da MSD Saúde Animal no Youtube, procurando por Criando Conexões MSD Saúde Animal.

Há mais de um século, a MSD — empresa biofarmacêutica líder global — tem promovido a inovação para a melhoria da vida das pessoas, apresentando medicamentos e vacinas para muitas das doenças mais desafiadoras do mundo. A MSD Saúde Animal, uma divisão da Merck & Co., Inc., é a unidade global de negócios de saúde animal da MSD. Por meio do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis®, a MSD Saúde Animal oferece a médicos-veterinários, pecuaristas, donos de pets e governos uma grande variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas, soluções e serviços de gerenciamento de saúde, além de um conjunto de produtos voltados à identificação, à rastreabilidade e ao monitoramento digital. A MSD Saúde Animal é dedicada a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas. Investe amplamente em recursos de P&D e em uma cadeia de suprimentos moderna e global. A empresa está presente em mais de 50 países e seus produtos estão disponíveis em cerca de 150 mercados.

Ketchum
(11) 5090. 8941 | ketchum.com.br