Sondagem realizada pela Fiep destaca resultados da atividade industrial em 2020 e perspectivas para 2021

Com alta acumulada de 9,4%, o setor de alimentos alavancou o crescimento da indústria paranaense em 2020. Os dados foram divulgados pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Segundo a sondagem, enquanto 79% dos empresários tinham expectativas positivas para 2020, apenas 59% dos industriais conseguiram concretizar um desempenho bom ou muito bom, com a justificativa do crescimento das vendas e abertura de novos mercados. Para o próximo ano, 68% dos participantes da pesquisa acreditam em uma retomada para o setor industrial. A sondagem coletou informações de mais de 50 mil estabelecimentos de 27 segmentos, entre 15 de outubro e 26 de novembro.

Para o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, o nível menor de otimismo este ano se justifica em decorrência do momento de grandes incertezas pela qual as economias brasileira e mundial estão passando. ”O dado sinaliza uma preocupação, mas também que o empresário acredita que a economia e, principalmente sua atividade, estão em uma trajetória de recuperação”, destaca.

A Jasmine Alimentos, é um exemplo de indústria que registrou desempenho positivo em 2020. Durante o ano, a marca paranaense especializada em alimentos saudáveis teve crescimento de 20% nas vendas, impulsionado pelas novas parcerias e investimento em novos produtos e mercados. A empresa firmou parceria com a Amazon para impulsionar as vendas em nível nacional e atingir clientes que o varejo comum não conseguia alcançar, inclusive em decorrência da pandemia. Um dos carros chefes da marca, os pães sem glúten, seguiram com crescimento das vendas e lançamento de novos sabores. A empresa também consolidou a liderança nacional em cookies saudáveis, com aproximadamente 30% de participação do mercado, segundo a Nielsen, empresa especializada na análise de comportamento dos consumidores.

A Jasmine Alimentos também investiu em novos mercados, como o segmento das carnes vegetais e dos snacks saudáveis voltados para o público infantil. “A alimentação saudável teve um crescimento pela busca dos consumidores por alimentos que tragam imunidade e saúde, o que contribuiu para impulsionar os nossos negócios. Dentro da empresa, o nosso desafio foi manter todos seguros, seguindo os protocolos de segurança habituais da indústria de alimentos, adicionando a aferição de temperatura, implantação do home office, além de investimentos em suporte psicológico para os nossos colaboradores se manterem bem e entusiasmados neste ano. No campo dos negócios, intensificamos algumas parcerias e aumentamos o quadro de colaboradores devido ao nosso crescimento expressivo. Conseguimos manter e expandir o nosso atendimento em todo o Brasil, com início de exportações para a América Latina”, comemora Rodolfo Tornesi Lourenço, diretor de Inovação e Transformação da Jasmine Alimentos.

No planejamento para o próximo ano, a empresa possui uma visão otimista. “Para 2021, o nosso foco é permanecer inovando, com planos de estender algumas linhas, investir em tecnologia, manter o crescimento em dois dígitos, fortalecer áreas estratégicas e operacionais com novas contratações, e intensificar a exportação. Nossa previsão é bem otimista. Entendemos que o segmento cresce e demanda por alimentos que tragam benefícios para a saúde e qualidade de vida”, explica Lourenço.

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos saudáveis de verdade e qualidade de vida. A operação da Jasmine começou de forma artesanal no Paraná, há 30 anos. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde 2014 a marca pertence ao grupo francês Nutrition et Santé, detentor de outras marcas líderes no segmento saudável na Europa.

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