Produtor de café especial do sudoeste de Minas Gerais celebra melhor desempenho da safra e boa pontuação de sua marca

A produção de cafés especiais no Brasil vem ganhando espaço nos últimos anos. Em 2018 a produção desse tipo de café alcançou quase 10 milhões de sacas, o que representou 15% do total produzido pelos mais de dois mil produtores de todo o país.

De olho nesse mercado em plena expansão o produtor Marcos Antônio Pollo, conhecido como Marco Pollo, adquiriu uma fazenda na cidade de Alpinópolis, no sudoeste de Minas Gerais.

Desde então passou a plantar café e, nos últimos anos se concentrou no cultivo dos cafés especiais, que apresentam grãos mais graúdos e que alcançam, no mínimo, 80 pontos em uma escala definida pela Associação de Cafés Especiais ou Specialty Coffee Association of America (SCAA) e que é usada em todo o mundo. A pontuação vai até 100 e considera aspectos como: uniformidade, doçura, aroma, acidez, sabor, corpo e permanência do produto na boca.

Ciente da importância dos cuidados com o solo para a obtenção de grãos de qualidade, há três anos passou a usar os fertilizantes da SUPERBAC. “Um solo bem cuidado vai resultar em melhor enraizamento e plantas mais saudáveis e, essa combinação, resultará em frutos de melhor qualidade e um produto mais refinado”, explica Marco Pollo.

Para o produtor, um café especial é construído por etapas, com dedicação e tempo. “É preciso usar o que o mercado disponibiliza de melhor para cuidar do cultivo, colheita, armazenamento e embalagem. Na fase do plantio um fertilizante de alta qualidade como o da SUPERBAC, que retém a umidade do solo e deixa as raízes mais fortes, faz toda a diferença”, completa.

Os bons resultados do cultivo e os avanços da safra com o uso dos fertilizantes SUPERGAN fizeram o produtor convocar os três filhos, que seguiam carreiras em outras áreas, para assumirem o negócio e assim, há um ano surgiu o Café Radici, que significa raiz, em italiano.

Logo na primeira avaliação o Radici alcançou 85 pontos, sinalizando que a família Pollo está no caminho certo na construção de uma marca forte e que se consolida safra após safra.

“Adquiri a fazenda há 20 anos e ter a oportunidade de trabalhar no cultivo de um café especial e contar com o apoio da família nesse projeto torna a experiência ainda mais gratificante”, finaliza o produtor.

Fundada em 1995, a SUPERBAC é pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia. Com a crescente preocupação ambiental e o iminente aumento da população, uma das principais necessidades da economia no século XXI é a criação de processos que permitam o aumento da produtividade sem abrir mão da sustentabilidade.

Amanajé Comunicação
(11) 3136-0544 | www.amanaje.com.br