O preço elevado do cacau, causado pela escassez de oferta, cria desafios para os fabricantes de chocolate, que enfrentam regulamentações como o EUDR da UE

O mercado global de cacau atingiu um marco histórico, com o preço do cacau ultrapassando os US$ 9.000 por tonelada pela primeira vez. Esta ascensão meteórica é impulsionada pela escassez de oferta, deixando os fabricantes de chocolate em uma luta árdua para adquirir os preciosos grãos.

A oferta limitada de cacau tem sido uma preocupação crescente, resultando em um aumento significativo nos preços. Essa tendência ascendente reflete a produção fraca em várias regiões produtoras de cacau, exacerbada por condições climáticas desfavoráveis e desafios logísticos.

“Estamos testemunhando uma conjuntura única no mercado de cacau, onde a demanda continua a superar a oferta, levando a preços sem precedentes”, afirmou Jesse Rovira, Diretor Comercial da Dimitra para o Brasil. “Essa situação está colocando uma pressão significativa sobre os fabricantes de chocolate e toda a cadeia de suprimentos, por exemplo.”

O preço do cacau ultrapassar o do cobre é um desenvolvimento notável, destacando a importância e a escassez desse recurso natural vital para a indústria de alimentos e bebidas em todo o mundo.

Além das preocupações com a oferta e a demanda, a indústria de cacau também enfrenta desafios regulatórios significativos. O Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) está gerando preocupações adicionais para os produtores e comerciantes de cacau no Brasil e em todo o mundo.

O regulamento da UE estabelece a necessidade de uma “Devida Diligência” (due diligence) rigorosa, com o propósito de assegurar que os produtos importados estejam vinculados ao desmatamento.Com o prazo final para cumprir o EUDR até o final de 2024, os grupos de interesse no Brasil devem tomar medidas preparatórias para cumprir esses requisitos”, comenta Jesse

 

 

Solução inovadora da Dimitra para conformidade com o EUDR – A conformidade com o EUDR tornou-se imperativa para o setor agroindustrial brasileiro. Reconhecendo a necessidade de evitar interrupções na cadeia de abastecimento, a Dimitra desenvolveu uma solução eficaz para enfrentar esse desafio.

A solução da Dimitra  é uma resposta direta à necessidade de avaliação de riscos em toda a cadeia de fornecimento. A solução de detecção de desmatamento via satélite e questionários auditáveis foi elaborada meticulosamente com o objetivo de identificar e mitigar os riscos relacionados à falta de conformidade com o EUDR (Regulamento da UE sobre Desmatamento Ilegal). Ao implementar a Solução, a Dimitra assegura a conformidade, mas também gera evidências verificáveis em cada etapa da entrega, garantindo que os produtos exportados atendam aos rigorosos requisitos regulatórios da União Europeia.

“Com sua visão inovadora e compromisso inabalável com a sustentabilidade, a Dimitra está estabelecendo um novo padrão de excelência no setor agroindustrial brasileiro, enquanto lidera o caminho para uma indústria mais ética e responsável globalmente”, finaliza Jesse.

A Dimitra é uma plataforma líder em soluções baseadas em blockchain para o setor agrícola. Através de sua plataforma segura e transparente, a empresa permite que agricultores rastreiem a origem, qualidade e sustentabilidade de seus produtos agrícolas. Com tecnologias inovadoras, como blockchain, IA e IoT, a Dimitra está transformando a agricultura, capacitando agricultores e promovendo a eficiência e a sustentabilidade no setor.

Comunicação DIMITRA