A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo realiza a recuperação ambiental, de forma ampla, para garantir a oferta de recursos hídricos à população e à agropecuária.

O Projeto Nascentes de Holambra tem como objetivo recuperar a vegetação localizada às margens de nascentes, rios, córregos, lagos e represas que protegem e limpam as águas, visando a conservação do solo e da água. No total, serão recuperadas 171 nascentes e mais de 12 hectares de vegetação nativa no município de Holambra, em um trabalho que balizará as ações em âmbito estadual.

As ações estão sendo realizadas nem uma área que engloba 101 propriedades rurais. O projeto é uma parceria da Secretaria com a Agência Nacional das Águas (ANA), Fundação Banco do Brasil e Agência das Bacias Hidrográficas do Piracicaba, Capivari e Jundiaí (APCJ), totalizando um investimento de mais de R$ 3,8 milhões das entidades.

No município, o Projeto já possibilitou o plantio de mais de 10.921 mudas nativas no entorno das nascentes (área plantada de 6,4 hectares), além dos serviços de terraceamento em uma área de 258 hectares e a subsolagem de 45 hectares. Também já foram recuperados 35 quilômetros de estradas rurais, evitando a erosão e assoreamento dos rios e facilitando o escoamento da produção de flores e demais culturas agrícolas da região. O Projeto incluiu ainda a instalação de 170 fossas biodigestoras e de 14 mil m² de lonas para a impermeabilização de tanques de captação de águas de chuva, que já foram entregues à Associação de Agricultores Familiares de Holambra (Aafhol).


Por Hélio Filho

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11) 5067-0069