Estima-se uma área de 79,69 milhões de hectares e produção de 329,47 milhões de toneladas

A DATAGRO Grãos, em sua primeira análise para a safra 2024 de cereais e oleaginosas do Brasil, sinaliza a possibilidade de redução na área semeada de grãos no País, o que interromperia uma sequência de 13 anos consecutivos de incremento. Consequentemente, há chances de recuo na produção, após o recorde de 2023.

“Apesar de boa oferta de crédito, da redução nos custos de produção e safra de verão devendo acontecer inteira sob o impacto do fenômeno El Niño, o fato concreto é que a temporada vai começando com quadro muito menos animador e diferente do verificado em igual momento de 2022”, diz Flávio Roberto de França Junior, economista e líder de conteúdo da DATAGRO Grãos.

Esse cenário é reflexo da expressiva queda nos preços nas principais culturas, além de um sentimento dominante de mercado novamente conservador em 2024. “Lembrando que, apesar de menores, os custos de produção estão caindo apenas cerca de 20 a 30%, depois de terem subido mais de 100% nos últimos 3 anos”, observa França Junior.

Estima-se uma área de 79,69 milhões de hectares, o que representaria uma diminuição de 0,2% sobre os 79,85 mi de ha em 2023. Já a estimativa preliminar da produção total de grãos para o próximo ano é de 329,47 milhões de toneladas, contra o recorde de 330,68 mi de t em 2023 (dados revisados). “Esse volume aconteceria em linha com a expectativa de diminuição da área a ser semeada, pela expectativa inicial de produtividade média ainda dentro da normalidade, contando com comportamento climático regular, e pelo positivo nível de utilização de insumos”, comenta França Junior.

Depois do fator mais importante, a definição da área a ser semeada, o que mais pesa nessa boa expectativa inicial de produção é o nível tecnológico a ser utilizado nas lavouras, cuja tendência se mostra outra vez positiva para a produtividade.

Terceiro grande fator para a definição da safra, o comportamento do clima é sempre o mais delicado. Devido à atuação do El Niño, o sentimento é melhor do que nos últimos três anos, já que o fenômeno normalmente traz chuvas acima da média no Centro-Sul e precipitações dentro da normalidade na região Central. Porém, há certo grau de incerteza em virtude de provável diminuição das chuvas no Centro-Norte – estatisticamente, anos de El Niño são normalmente associados a safras cheias no Brasil.

 

Colheita do milho de inverno no Centro-Sul do Brasil se aproxima do fim – Levantamento realizado pela DATAGRO Grãos até o dia 8 de setembro mostra que a colheita do milho de inverno no Centro-Sul do Brasil atingiu 96,4%, avanço de 3,3 pontos percentuais em sete dias, superior ao fluxo do mesmo período de 2022, de 1,1 p.p., e da média normal para o período, de 2,1 p.p.

No ano passado, nessa mesma data, os trabalhos haviam alcançado 99,2%; a média dos últimos cinco anos é de 98,2%.

A colheita está encerrada em Mato Grosso e quase concluída em Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

A DATAGRO é uma consultoria agrícola independente, que produz análises e dados primários sobre as principais commodities agrícolas. Com mais de 35 anos de experiência, analisa os mercados de açúcar, etanol, energia, milho, soja, pecuária, e suas relações com a economia como um todo. Concentra suas atividades em cinco escritórios – Alphaville/São Paulo, Ribeirão Preto, Santos, Recife e Nova York (EUA) ¬¬- agregando valor ao posicionamento estratégico e comercial de seus Clientes: produtores agrícolas, associações, trading companies, bancos, distribuidores de combustíveis, fornecedores de insumos, governos, fundos de investimento, empresas de logística, indústria automotiva e agências de informação de todo o mundo.

Comunicação DATAGRO