Produtos são muito utilizados pelas indústrias de alimentos e bebidas, farma, nutracêuticos e cosméticos

A Concepta Ingredients – unidade de negócio do Grupo Sabará especializada no fornecimento de soluções naturais para a indústria –  através de análises de tendências de mercado, espera um forte aumento nas vendas dos triglicerídeos de cadeia média (TCM) de Coco e de Palma para 2024. Com foco nos mercados do Brasil e da América Latina, a empresa tem como meta comercializar neste ano entre 200 e 250 toneladas dos produtos, muito utilizados em diversas aplicações nos setores de alimentos e bebidas, farma, nutracêuticos e cosméticos.

Os TCM são um tipo de gordura saudável, formada pelos ácidos graxos saturados caprílico (C8) e cáprico (C10:0), e estão presentes de forma natural em quantidades de 6-12% em óleos como de coco, palmiste, gordura do leite, babaçu e licuri. Os produtos da Concepta Ingredients têm como grandes diferenciais a qualidade, o preço competitivo, diversas opções de embalagens com estoque imediato, e o fato de fazerem parte de uma cadeia sustentável, conforme explica o Diretor Comercial da empresa, André Sabará.

“O TCM de Palma, por exemplo, pode ter Certificação RSPO, que garante ao consumidor que requisitos de sustentabilidade foram cumpridos em sua fabricação”, comenta. “Mirar na oferta de 250 toneladas para o Brasil e a América Latina, sem dúvida, só se torna possível devido à qualidade e à versatilidade dos nossos produtos, aliadas ao melhor custo-benefício do mercado”, acrescenta.

 

Benefícios – Apesar de classificados como ácidos graxos saturados, os TCM apresentam características nutricionais, fisiológicas e físico-químicas diferentes dos ácidos graxos saturados de cadeia longa. Por terem absorção mais rápida e, preferencialmente, serem oxidados, são uma fonte de energia imediata. Seu consumo aumenta a saciedade e reduz a ingestão alimentar em comparação aos outros triacilgliceróis comumente consumidos. O uso da substância em alimentos é reconhecido como seguro desde 1994 pelo FDA (Food and Drug Administration).

Os TCM ainda são utilizados em formulações infantis e no tratamento de diversas condições clínicas, como má absorção, aterosclerose, obesidade e nutrição parenteral. Também são uma fonte de energia rápida para esportistas e atletas ou ainda para idosos com incapacidade de metabolizar. Além disso, pesquisas já apontam os seus benefícios para quadros de ansiedade e Alzheimer.

Os TCM oferecem ainda uma variedade de benefícios à pele, o que os torna ingredientes valiosos em produtos cosméticos. Devido à sua natureza emoliente de cadeia saturada e, consequentemente, baixa viscosidade, os produtos promovem emoliência com boa capacidade de espalhamento e compatibilidade com a pele, servindo como veículo e solvente. “Isso tudo só mostra como os TCM apresentam características importantes que os tornam ideais para uma ampla variedade de aplicações e setores, incluindo o de cosméticos”, finaliza André Sabará.

 

Aplicações

  • Os TCM atuam como um ingrediente técnico para melhorar a textura do alimento. Com ação umectante e desmoldante, colaboram para a distribuição de ar e gorduras, facilitando o processo produtivo, e para a qualidade do produto, com extensão do prazo de validade. Podem ser aplicados em itens de panificação, laticínios, confeitaria e nutracêuticos;
  • Encontrados na forma líquida, são amplamente utilizados para fins terapêuticos e considerados um potencial agente contra a obesidade;
  • Podem ser usados como óleo para molho de saladas, iogurtes, shakes, smoothies, misturas com outros óleos vegetais ou ainda aplicados em biscoitos, geleias e massas folhadas;
  • São eficazes para dissolver corantes e aromas. Os TCM podem ser interesterificados com outros óleos vegetais de cadeia longa, formando lipídios estruturados para aplicação de gorduras plásticas;
  • A versatilidade dos TCM permite sua aplicação em uma variedade de produtos cosméticos, incluindo emulsões (loções, cremes, manteigas), sistemas anidros (séruns, bastões, óleos) e até sistemas de limpeza.

A Concepta Ingredients faz parte do Grupo Sabará e é especializada em soluções naturais e tecnológicas desenvolvidas de acordo com o Programa Bio Abundância. A partir de um trabalho baseado em inovação e pesquisa, a empresa oferece ingredientes orgânicos e convencionais, apoiados na capacitação de famílias e conservação indireta de áreas de diferentes biomas do Brasil. O seu vasto portfólio possui insumos tecnológicos de parceiros internacionais e ingredientes provenientes da biodiversidade para atender às mais específicas demandas das indústrias em que está presente.

O Grupo Sabará, com mais de 67 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas. O desenvolvimento de seus produtos conta com o conhecimento e tecnologia 100% nacionais, fator que contribui para o Brasil se tornar referência em pesquisa de produtos em prol de um mundo sustentável.


 Image 360