O setor canavieiro enfrenta desafios complexos, incluindo a redução de custos de produção, a manutenção da longevidade do canavial e o aumento da produtividade sem expandir a área cultivada. Diante dessa conjuntura, investir em tecnologias sustentáveis tornou-se crucial para os produtores de cana e usinas açucareiras.

De acordo com Vinicius Boleta, gerente de Herbicidas da ADAMA, as biossoluções emergem como uma resposta eficaz a esses desafios, proporcionando benefícios tangíveis tanto a curto quanto a longo prazo. Esses produtos biológicos, também conhecidos como bioinsumos, estão ganhando destaque devido à sua eficácia combinada com sustentabilidade. “Isso porque são produtos de origem natural, com baixo impacto ao meio ambiente e entregam excelentes resultados de performance, tornando-se uma escolha ideal para impulsionar a produtividade do canavial”, destaca.

Os bioestimulantes, uma categoria de biossoluções, por exemplo, destacam-se como alternativas promissoras para melhorar o vigor e a produtividade da cana-de-açúcar. “Especificamente, os bioestimulantes à base de extrato de algas, como os derivados da espécie Ascophyllum nodosum, têm se mostrado aliados poderosos na maximização do potencial produtivo do canavial e na redução dos danos causados por estresses abióticos e bióticos”, afirma Boleta.

Estudos demonstraram que os bioestimulantes à base de algas, quando aplicados corretamente, podem aumentar significativamente o vigor das plantas de cana-de-açúcar, resultando em um incremento substancial da produtividade que pode chegar a 20%, de acordo com estudos recentes. Além disso, essas soluções têm demonstrado melhorar a assimilação e o aproveitamento de nutrientes essenciais, como o nitrogênio, contribuindo para o desenvolvimento adequado das plantas.

A flexibilidade e segurança na aplicação dessas biossoluções são características marcantes, podendo ser utilizadas no sulco de plantio, na soqueira ou por meio de aplicações foliares. “Temos visto resultados de campo consistentes, com altas taxas de retorno sobre o investimento, tornando essas soluções uma escolha atraente para os produtores de cana-de-açúcar em busca de maior produtividade e sustentabilidade” destaca Boleta.

 

Investimento em formulação e biossoluções – Por conta da importância de soluções mais sustentáveis para os produtores brasileiros e o agronegócio em geral, a ADAMA vem investindo cada vez mais esforços, tanto globalmente como no Brasil, no desenvolvimento de formulações mais sustentáveis exclusivas. Uma das iniciativas é a utilização de materiais biodegradáveis ou renováveis, que podem representar de 30 a 80% do conteúdo das soluções. Outra é o investimento na sua plataforma de biossoluções, ou seja, um portfólio com esses produtos com expectativa de, até 2026, comercializar cinco produtos nessa linha, entre biológicos e soluções para bioestimulação de plantas.

Atualmente, são três os produtos comercializados pela ADAMA na plataforma, entre biodefensivos e para bioestimulação de plantas. Para a cana-de-açúcar, a companhia desenvolveu oProtege, fungicida e nematicida microbiológico, uma combinação tripla de bactérias (Bacillus thuringiensis + Bacillus velezensis + Bacillus amyloliquefaciens) com diferentes modos de ação sobre os nematoides, conferindo controle desses parasitas e proteção à produtividade. Além do Protege, a companhia trabalha com ExpertGrow na cana, fertilizante organomineral posicionado para cultura com o objetivo de mitigar estresses bióticos e abióticos e melhorar o desenvolvimento de plantas visando produtividade.

A ADAMA Ltd. é líder global em proteção de culturas, fornecendo soluções para agricultores em todo o mundo para combater plantas daninhas, insetos e doenças. A ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação.
Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo.

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