Adubação correta garante equilíbrio nutricional, ganho de produtividade e rentabilidade

O milho safrinha, responsável por cerca de 75% da produção nacional do grão, segundo dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), enfrenta desafios em relação ao tempo adequado de plantio e a influência de condições climáticas. Neste cenário, o investimento em nutrição exerce impacto positivo na segurança da produção. Michel Esper, Gerente de Produtos Agronômicos na Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, explica como atender às exigências nutricionais da planta e otimizar seu crescimento, desenvolvimento e produção. 

De acordo com o especialista, o nitrogênio é o nutriente de maior demanda para a lavoura de milho, sendo um dos fatores determinantes para atingir altas produtividades, influenciando tanto o desenvolvimento das folhas e espigas quanto das raízes. Contudo, as práticas convencionais de adubação nitrogenada com aplicações da fonte ureia, mesmo quando a dose é parcelada, frequentemente resultam em perdas que comprometem sua eficiência, especialmente devido à volatilização. “A importância do nitrogênio está associada ao crescimento e ao desenvolvimento das plantas, participando de processos fotossintéticos e aumentando a porcentagem total de proteínas, além de influenciar o peso dos grãos”, esclarece.  

A deficiência de nitrogênio pode ser detectada nas folhas mais velhas, que apresentam crescimento reduzido, tanto em tamanho quanto em porte, afetando também o desenvolvimento do caule e das espigas. “A planta com deficiência desenvolve um amarelecimento (clorose) em forma de “V”, da ponta até a base da folha. Se a falta de nitrogênio não for suprida, a clorose pode evoluir para a necrose do tecido e, eventualmente, a morte da planta.” 

Para otimizar o uso da adubação nitrogenada, a Cibra oferece a linha Nitrocap. Trata-se de um fertilizante com alta concentração de nitrogênio, que reduz as perdas por volatilização, com o consequente aumento na eficiência do uso do nitrogênio pela lavoura de milho, proporcionando mais segurança e rentabilidade para o produtor. 

Outro nutriente importante na cultura do milho é o potássio, destaca o especialista agronômico da Cibra. “O potássio aumenta a resistência da planta ao acamamento (queda ou arqueamento das plantas em virtude da flexão do caule e má ancoragem propiciada pelas raízes) e melhora a tolerância a pragas, doenças e estresses abióticos, como a luz e a radiação solar, a temperatura, o vento, a pressão e outros.” 

Além desses nutrientes, o planejamento da adubação deve incluir o fósforo, importante para o metabolismo, armazenamento e transferência de energia nos tecidos vegetais. Ele também desempenha papel essencial na fotossíntese e na respiração das plantas.

Para proporcionar uma nutrição mais balanceada, a Cibra oferece a linha CibraMix, fertilizante de fósforo enriquecido com micronutrientes, para distribuição otimizada e solubilidade, garantindo eficiência agronômica aumentada para o milho. Além disso, o insumo apresenta baixa segregação de grânulos, possibilitando maior fluidez e uma aplicação uniforme, com menos paradas para limpeza e manutenção dos implementos. Assim, promovendo mais equilíbrio químico do solo. 

Para tornar a adubação ainda mais eficiente, Esper enfatiza que é fundamental fazer a análise do solo periodicamente, para diagnosticar as necessidades nutricionais e planejar as ações necessárias. “A avaliação do solo vai assegurar a escolha do fertilizante adequado, a dose necessária, o processo de aplicação e o momento certo para a adubação. Decisões que impactam diretamente na rentabilidade do produtor.” 

Há quase 30 anos no mercado, a Cibra é uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil. Com sede em Camaçari (BA), tem como sócios o grupo americano Omimex e a britânica Anglo American. A empresa opera em WFA – Work From Anywhere (trabalho remoto, sem escritório) para o time corporativo e tem 13 unidades fabris, com operações de produção, importação, formulação e distribuição de fertilizantes nos principais estados agroprodutores do Brasil. Foi pioneira ao lançar o CibraCoin, o primeiro criptoativo do mundo vinculado a fertilizantes, e a primeira fabricante a oferecer e-commerce do produto, a CibraStore. A Cibra é desde 2019 certificada pela GPTW “Great Place To Work”, como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Grupo Printer