Em um ano marcado por avanços significativos, a RAR, gigante do setor agroalimentar, fundada por Raul Anselmo Randon, celebra uma receita líquida de R$500 milhões, um salto de 22% em comparação ao ano anterior.

Sergio Martins Barbosa (foto), Presidente da RAR, destaca a estratégia vitoriosa que impulsionou o crescimento. “Nosso foco em diversificação de produtos e expansão de mercados, especialmente na Ásia e no Oriente Médio para frutas e na América Latina para laticínios, foi fundamental. A internacionalização tem sido um pilar importante na nossa estratégia de negócios”, explica Barbosa.

A fruticultura emergiu como o setor de maior crescimento na RAR, com destaque para a exportação de maçãs. A empresa também registrou aumento na exportação de queijos, com ênfase no Paraguai e Chile, reforçando sua posição como um dos principais exportadores agroalimentares do mundo.

Para 2024, a RAR mantém expectativas altas, prevendo um aumento de mais de 20% na receita líquida. Parcerias estratégicas em países como Singapura e Emirados Árabes Unidos consolidam ainda mais a presença global da empresa.

“Nossa recente penetração em mercados exóticos, como a Ilha de Páscoa, demonstra nosso compromisso com a expansão global e a adaptação às demandas diversificadas do mercado internacional,” conclui Barbosa, apontando para um futuro promissor para a RAR no cenário econômico global.

A RAR foi idealizada por Raul Anselmo Randon na década de 1970, com origem na fruticultura, especialmente o cultivo e a exportação de maçã. Atualmente é uma das maiores produtoras e comercializadoras da fruta no Brasil. Já em 1990 a empresa montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália, com a marca Gran Formaggio. O portfólio possui uma linha de importados composta por queijos e acetos italianos, charcutaria italiana e espanhola, além de azeites de oliva chilenos. A parte de derivados é constituída por creme de leite pasteurizado, manteiga e queijo parmesão.

A empresa, com sede em Vacaria (RS), ainda conta com linha de 31 vinhos e espumantes, sendo 18 rótulos de produção Nacional e 13 rótulos importados da Itália e da Argentina, fruto da parceria com a vinícola MASI. A RAR também produz azeite de oliva extra virgem de alta qualidade e vinagre orgânico de maçã.


Camejo | Estratégias em Comunicação