De acordo com especialista, é importante estimular o potencial produtivo das lavouras com tecnologias capazes de promover o desenvolvimento e conferir resistência às plantas

Com as instabilidades climáticas provocadas pelo fenômeno El Niño, os produtores precisam ficar atentos ao desempenho de suas lavouras a fim de assegurar alta produtividade, rentabilidade e segurança alimentar. Para especialistas, um dos fatores determinantes para promover bons resultados no campo é o tratamento nutricional de sementes.

De acordo com Hugo Rosa, Gerente de Produtos na BRANDT Brasil – empresa de inovação tecnológica focada em fisiologia vegetal e tecnologia da aplicação – , é essencial otimizar o potencial das culturas. “O milho, por exemplo, se destaca tanto em termos de produção quanto em área cultivada e um dos fatores determinantes para atingir o teto produtivo é o tratamento de sementes com nutrientes específicos”, diz o especialista, que comenta que “esse processo não apenas influencia o desenvolvimento inicial da planta, mas também estabelece as bases para um ciclo de cultivo produtivo e rentável e oferece resistência frente a adversidades climáticas e outras situações de estresse no campo”.

Rosa explica que ao longo dos anos, foram desenvolvidas diversas tecnologias para ajudar o produtor a atingir bons resultados em suas lavouras por meio do tratamento de sementes. “Há soluções modernas e completamente eficazes, que são capazes de desencadear respostas metabólicas que impactam positivamente no desenvolvimento aéreo e radicular, além da síntese de proteínas e na eficiência fotossintética das plantas”, reforça.

“Na BRANDT do Brasil, por exemplo, desenvolvemos o BRANDT Genesis, um produto com zinco, molibdênio, compostos naturais e aminoácidos. O zinco exerce funções fundamentais nas plantas, especialmente como ativador enzimático, sendo essencial para a síntese do aminoácido triptofano, um precursor da biossíntese de auxina, importante hormônio vegetal envolvido no processo de divisão e expansão celular. O molibdênio desempenha função vital na fisiologia vegetal, atuando na nitrato redutase, melhorando a absorção de N pelas plantas e participando de outros processos relevantes como melhorias no potencial fisiológico das sementes, favorecendo o melhor estabelecimento inicial da cultura”, detalha Rosa.

Rosa destaca ainda que como resultado da ação do produto, durante o processo de germinação da semente, há um estímulo do metabolismo fisiológico, o que impacta em maior crescimento e fortalecimento das defesas naturais da planta. “Com essa visão holística no desenvolvimento de produtos, a BRANDT visa não apenas atender às necessidades nutricionais imediatas da planta, mas também promover uma melhoria contínua em seu desempenho ao longo do ciclo de vida da cultura, contribuindo com bons resultados na lavoura mesmo em situações de estresse climático como o El Niño”, finaliza.

A BRANDT Brasil é uma subsidiária da norte-americana BRANDT, uma empresa agrícola líder, que atende agricultores em todo o mundo. Fundada em 1953, desenvolve tecnologias que atuam na fisiologia vegetal e tecnologia da aplicação e bioproteção para diversas culturas. Presente em mais de 80 países, com o propósito de respeitar o investimento do produtor entregando resultados reais no campo por meio de tecnologias inovadoras, as quais estão disponíveis numa grande rede de distribuidores. No Brasil desde 2015, possui sede em Cambé (PR) e filial em Olímpia (SP).

CDI Comunicação