Fundada em Araxá (MG), em 2006, a companhia celebra grandes feitos em menos de duas décadas: mais de 50% do share nacional e um alcance internacional que inclui mercados como o Japão, Taiwan e Estados Unidos

Nesse mês de dezembro, uma das mais relevantes empresas do País completa 17 anos de existência: foi em 2006 que a Bem Brasil teve a sua inauguração, trazendo inovação para o mercado de batatas congeladas. Hoje, após quase duas décadas, a marca registra números de respeito: são mais de 50% do share nacional, 5.300 empregos gerados nos municípios em que atua e um portfólio superior a 20 produtos, entre eles as batatas fininhas, os dadinhos de batata com queijo e a polenta palito.

A empresa se estruturou ao longo do tempo com alguns marcos que permitiram que ela chegasse aos 17 anos com tanta relevância. Alguns deles são: a inauguração em Araxá (MG), marco inicial da empresa e com uma localização estratégia no coração do Triângulo Mineiro; em 2007, a parceria com a Rede Madero, para a qual a Bem Brasil fornece batatas; e, em 2010, a inauguração de uma segunda linha de produção que potencializou a capacidade da empresa. Todas estas foram inciativas muita relevantes para ganhar mercado e expandir o reconhecimento de marca.

A partir de 2015, a Bem Brasil dá uma guinada em direção a mercados internacionais, com a exportação de floco industrial para o Japão, até hoje mercado atendido pela empresa. Além dele, a Bem Brasil também exporta para: Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Taiwan, Vietnã e Estados Unidos. Uma vasta gama de países que mostram a capacidade operacional e alcance da empresa.

Em 2017, outro pilar estratégico seria erguido: a inauguração da unidade de Perdizes (MG), mais uma indústria situada no Triângulo Mineiro e que teve papel fundamental no tamanho que a Bem Brasil tem hoje, pois permitiu que a empresa aumentasse para 150% a sua capacidade produtiva e alcançasse, a partir daí, mais da metade do mercado de batata congelada processada. Em 2021, a empresa atingiria a sua atual capacidade produtiva: de 500 mil toneladas por ano, após realizar a expansão de quatro linhas de produção.

Em 2023, a Bem Brasil lançou a sua nova linha de especialidades, inédita no Brasil. A novidade trouxe os produtos hash brown, hash brown tradicional, mini hash brown e dadinhos de batata com queijo. Outra novidade foi a nova receita de seus anéis de cebola, com o sabor acentuado, tempero de especiarias e novo empanamento. A empresa também se destacou em uma série de anúncios publicitários, entre eles o de patrocinadora oficial do Oktoberfest 2023, tradicional festa alemã que acontece anualmente em Blumenau, em Santa Catarina, a renovação do patrocínio ao MasterChef Brasil 2023 e o patrocínio do time de vôlei feminino do Praia Clube de Uberlândia (MG), bicampeão da Superliga Feminina.

“São anos de dedicação que levaram a Bem Brasil a alcançar o patamar que hoje ela tem, como uma das principais empresas do País. É muito gratificante ver o potencial que a companhia alcançou tanto no setor, sempre inovando a se destacando, como em relação à geração de empregos e renda para as comunidades em seu entorno. É uma história que nos orgulha e motiva a seguir trabalhando por mais”, diz Dênio Oliveira, CEO da Bem Brasil.

A Bem Brasil Alimentos, indústria 100% brasileira de batatas pré-fritas congeladas, atua no mercado há 17 anos, sendo pioneira na atividade. A marca é líder isolada em penetração da batata pré-frita congelada nos lares brasileiros – detém mais de 50% do share nacional no acumulado de 2023, conforme pesquisa Comex Stat – e apresenta o maior índice de frequência de compras nos supermercados, de acordo com a consultoria Kantar. A companhia conta com duas unidades fabris no Triângulo Mineiro: uma em Araxá e a outra no município de Perdizes, que geram mais de 1.300 empregos diretos e 4 mil indiretos. A capacidade produtiva da empresa é de 500 mil toneladas de produtos por ano, podendo atender até 55% da demanda nacional. Seu mix contempla mais de 20 produtos voltados para food service e varejo nacional. Além de contar com o reconhecimento do mercado pela qualidade de seus produtos, ao longo dos anos, a Bem Brasil conquistou diversos prêmios pela sua excelência em segurança de alimentos e gestão de pessoas. A empresa prima pela sustentabilidade, com uma atuação focada na responsabilidade socioambiental e na governança corporativa, o que também já rendeu diversas certificações, entre elas o Selo Mais Integridade 2021/2022 e o certificado internacional de gestão ambiental ISO 14001. Na área de recursos humanos, a Bem Brasil recebeu recentemente e pelo quinto ano consecutivo a notícia de que figura no ranking de Lugares Incríveis Para Trabalhar (LIPT). Na categoria agronegócio, foi uma das ganhadoras do XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – 2023 e vencedora na categoria Alimentos e Bebidas no Prêmio Melhores do Agronegócio 2023, promovido pela Globo Rural. Dentre outras certificações, a empresa tem também: Benchmarking NPS Opinion Box, como primeiro lugar da categoria Carnes, Frios e Congelados; além de dois certificados MESC: o de melhor empresa em satisfação do cliente em seu segmento e o de uma das 100 melhores empresas em satisfação do cliente. Recentemente, a Bem Brasil foi reconhecida pela Forbes Agro 100 como uma das maiores empresas do agronegócio brasileiro.

FSB Comunicação