Novidades da indústria de ração animal apresentadas na Fenacam 2023 ajudam criadores de peixe e camarão a driblar desafios sanitários e ampliar ganhos produtivos e financeiros

Com o mercado cada vez mais aquecido, criadores brasileiros de peixe e camarão estão otimistas com o potencial de crescimento do setor. Aquicultores apostam em novas tecnologias nutricionais para superar os desafios sanitários e melhorar a produtividade e rentabilidade. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), a produção de rações para o segmento cresceu 2,8% nos nove primeiros meses de 2023, em relação a igual período de 2022, atingindo 1,24 milhão de toneladas, e a estimativa é fechar o ano com avanço de 3%. Para especialistas, apesar do impacto de algumas doenças, a tendência de aumento do consumo interno de pescados e a trajetória crescente das exportações favorecem a alta da produção entre 4 e 5% ao ano, conforme a média dos últimos anos registrada pela Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR).

“O cenário do peixe é muito favorável atualmente, porque nos últimos meses tivemos declínio no preço de algumas matérias-primas, o que diminuiu os investimentos com ração, porém o preço do peixe permanece no mesmo patamar de antes por falta de produto no mercado, em consequência de grandes desafios sanitários. Por isso, a expectativa é que o preço do peixe se mantenha sem grandes oscilações durante todo o ano de 2024, contribuindo para um crescimento sólido desse mercado”, avalia o zootecnista Gustavo Pizzato, gerente de produtos Aqua da Guabi Nutrição e Saúde Animal.

Os principais problemas de saúde que vêm acometendo os peixes são Lactococcus e ISKNV. “Essas doenças, além da mortalidade, causam problemas subclínicos, uma condição em que o peixe não morre, porém fica debilitado e perde seu potencial”, destaca. Testes de campo realizados pela Guabi revelam que o peixe que tem um ganho de biomassa semanal na casa de 8 a 10% não consegue recuperar essa taxa de crescimento após passar por um desafio sanitário e o índice não passa de 3,5%. “Muitos produtores balizam a doença apenas pela mortalidade, mas não conseguem quantificar esse prejuízo silencioso na performance do animal quando sofrem um problema de saúde”, observa.

Da mesma forma, comenta Pizzato, os criadores de camarão também estão motivados já que, apesar dos desafios produtivos e sanitários, o preço da matéria-prima diminuiu e o do crustáceo segue com bons preços. “Os desafios estão aí o tempo todo, por isso temos que estar sempre atentos ao segmento e propor soluções para manter a atividade cada vez mais competitiva e avançando. Ao estruturar um produto, tanto para peixe quanto para camarão, precisamos considerar alguns aditivos e vitaminas em níveis que vão oferecer suporte para que os animais mantenham o máximo desempenho mesmo nas fases de maior desafio”, pontua.

 

Novidades – Um bom termômetro do otimismo setorial foi a XIX Feira Nacional do Camarão (FENACAM), que promove todos os elos da cadeia da aquicultura nacional, realizada de 14 a 17 de novembro em Natal (RN). “A feira estava bastante aquecida, com movimentação muito intensa. Recebemos clientes e foi uma excelente oportunidade para fecharmos vários negócios”, relata o gerente de Aqua da Guabi. Em seu estande de 56 metros quadrados, a empresa levou todo o portfólio para o segmento, incluindo novidades para o mercado.

Para camarões, foi apresentada a nova linha Guabitech Active Inicial, redesenhada. Trata-se de uma ração 100% extrusada, com partículas mais homogêneas, mais estáveis em água e com maior digestibilidade. “Isso contribui automaticamente para a melhor qualidade da água e performance, com um crescimento mais acelerado ao mesmo tempo que reforça nosso compromisso com o meio ambiente, auxiliando a preservar a qualidade da água”, cita. Para nutrição de crustáceos, a marca também oferece o blend de aditivos com o selo GEN, que inclui substituição total dos minerais inorgânicos por orgânicos- que permitem melhor biodisponibilidade ou seja, máximo aproveitamento e menor impacto ambiental -, probióticos, prebióticos, complexos enzimáticos, DHA e nucleotídeos.

Para peixes, a Guabi fez o relançamento da linha de engorda para tilápia de alta performance PIRÁ Evolution, agora subdividida nos produtos TR, 30 e TR PRO. Testes de validação do TR 30, desenvolvidos em parceria com o grupo BTJ, com 30% de proteína bruta, comparado a um produto concorrente com 32%, apontaram aumento de 9,1% em ganho de biomassa, redução de 7,5% na conversão alimentar e ganho de 3,3% no rendimento de filé quando utilizado os produtos da Guabi. “São números excelentes, que mostram como podemos auxiliar o produtor a melhorar seus resultados, impulsionando a piscicultura no Brasil”, afirma Pizzato.

A Guabi Nutrição e Saúde Animal é uma empresa que se dedica ao desenvolvimento e fabricação de produtos de alta qualidade, voltados para o bem-estar de todo o ciclo: animais, produtores, criadores e consumidor final. Investe na qualidade dos insumos e tecnologias de ponta que garantam o melhor resultado, e é hoje uma das maiores empresas de nutrição e saúde animal do país. Tem forte atuação em todos os estados brasileiros. Atualmente, a Guabi possui unidades fabris distribuídas pelo Brasil, Centros de Distribuição em diversos estados e o Escritório Nacional, em Campinas/SP.

Agência Centro de Comunicação