Com o uso de química verde, empresa foca em sustentabilidade aumentando a vida útil dos sistemas de resfriamento e reduzindo custos operacionais

A Ecolab, líder mundial em sustentabilidade e em oferecer soluções e serviços voltados para água, higiene e prevenção de infecções, por meio da sua divisão Nalco Water, desenvolveu um programa inovador, voltado para o controle da corrosão, incrustação e depósitos no tratamento da água de sistemas de resfriamento.

Com o nome de Programa de Tratamento sem Fósforo e com foco na indústria de etanol e açúcar, a tecnologia, além de garantir baixas taxas de corrosão, engloba diversas tecnologias da Ecolab como 3D TRASAR™, que faz todo o controle e monitoramento dos equipamentos e produtos no cliente; e a ECOLAB3D™, uma plataforma de digitalização que permite a análise de dados.

“Além do benefício da diminuição da emissão de fósforo, a utilização do sistema ainda garante uma aplicação segura, sustentável e econômica, com reduções de custos significativas para o processo”, afirma Cláudio Fabro, consultor técnico Industrial da divisão Nalco Water Light. “O aumento da vida útil dos equipamentos, a redução dos custos operacionais, como os de manutenção e de produtos químicos, o aumento da produtividade, e, principalmente, a redução do consumo de água, são outros pontos fortes do programa”, conclui.

 

Os benefícios do Programa de Tratamento sem Fósforo são

  • Melhora a eficiência de transferência de calor e reduz incrustações;
  • Reduz o risco microbiológico por ter um menor conteúdo de nutriente de fósforo;
  • Favorece os processos de zero ou mínimas purgas;
  • Cumprimento de limites de descarga de fósforo;
  • Reduz o uso de ácido;
  • Mantem as taxas de corrosão controladas;
  • Menor formação de depósitos de fosfato;
  • Reduz custos de troca de equipamentos, limpezas e manutenções;
  • Reduz o consumo de água e emissão de efluentes hídricos;
  • Melhora a produtividade;
  • Permite o cumprimento das regulamentações ambientais;
  • Promove a sustentabilidade – não polui com fósforo e reduz o consumo e manuseio de substâncias perigosas, como ácidos.

 

Aplicação na indústria de etanol de milho – Após aplicação do Programa de Tratamento sem Fósforo em uma indústria de etanol de milho no Brasil, registrou-se um aumento nos ciclos de concentração de sais na água, resultando em uma economia de em 52.000 m³ de água por ano. Uma redução significativa para a proteção desse importante recurso natural. “Já a taxa de corrosão caiu para 2 MPY, sendo que, normalmente, o valor médio das indústrias é de 3 MPY. Já o residual de fósforo manteve-se abaixo de 0,2 ppm, escala ainda menor do que a estabelecida como meta”, detalha Fabro. Por fim, a solução contribuiu para uma economia geral de mais de US$ 60 mil por ano.

Um parceiro de confiança para quase três milhões de clientes, a Ecolab é líder global em sustentabilidade, oferecendo soluções e serviços para água, higiene e prevenção de infecções, que protegem as pessoas e os recursos vitais. Com mais de um século de inovação, a Ecolab apresenta vendas anuais de US$ 14 bilhões e 47.000 funcionários, operando em mais de 170 países em todo o mundo. A empresa oferece soluções abrangentes, baseadas na ciência, conhecimentos específicos e serviços de classe mundial para promover a segurança dos alimentos, manter os ambientes limpos e seguros e otimizar o uso da água e energia. As soluções inovadoras da Ecolab melhoram a eficiência operacional e a sustentabilidade de clientes nos setores de alimentos, industrial, saúde e hospitalidade.

Imagem Corporativa