Com mais de duas mil mulheres a bordo e 300 cooperativas representadas, o Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas – ENMCOOP entra para a história do agro ao ser o primeiro evento desta magnitude realizado em um Transatlântico.

Principal porto brasileiro em valores de cargas, o Porto de Santos nunca viu uma movimentação como a do dia 21 de novembro, data em que mais de duas mil mulheres do agronegócio, vindas de todas as partes do País, e até do exterior, embarcaram para participar da quarta edição do Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas (Enmcoop), a primeira em alto mar, até o dia 24 de novembro.

Produtoras rurais, consultoras, profissionais que atuam nas mais diversas funções das cooperativas, advogadas, engenheiras agrônomas, jornalistas e muito mais, embarcaram em uma aventura inédita.

Durante os três dias de navegação, o luxuoso Transatlântico MSC Precioza, de uma das maiores empresas mundiais de cruzeiros, abriu as portas de seu Teatro principal para as palestras e os painéis organizados pelo Grupo Conecta, com temas sugeridos pelas próprias mulheres, como gestão, sucessão, finanças, superação, tecnologia, superação, saúde da mulher, comunicação e muito mais. O Enmcoop também abriu espaço para eventos paralelos de parceiros, como o desfile Agrofashion, lançamento de jóias, bingo e mágica.

Na cobertura jornalística especial, 40 profissionais da comunicação representando 30 veículos de comunicação. Foram horas e horas de gravação e entrevistas com as participantes, que compartilharam suas vivências e expectativas: “As mulheres são como águas, crescem quando se juntam”, foi o slogan principal do Enmcoop 2023.

No segundo dia, a campeã mundial de basquete, Hortência Marcari (foto ao lado), embarcou no navio para a palestra “Lições de uma vida: estratégia, valores e atitude de uma campeã”, que levantou o público. Aos jornalistas, ela compartilhou que nasceu em uma fazenda de café em Minas Gerais, e hoje tem criação de cavalos. _“Adoro fazer palestra para o agro, 60% das minhas palestras são para o agro. Eu nasci em uma fazenda de café, aprendi muito com meu pai a lidar com a terra, me identifico muito. E palestrar para mulheres é muito bom, pois sou de um tempo em que era difícil para as mulheres conquistarem seu espaço. O agro para mim é vida, o agro salva vidas. Tudo vem do agro”_, compartilhou.

No terceiro dia, o tão esperado lançamento do livro “O Chamado de um Propósito”*, da palestrante *Luciana Martins, Diretora Executiva do Grupo Conecta e Diretora na MPrado Cooperativas. Na obra, ela compartilha Três Chamados que foram cruciais em sua vida e compartilha a importância de cada um de nós conhecer os seus chamados e o seu propósito no mundo. “É verdade que seguir um chamado não é sempre fácil. Pode exigir coragem, perseverança e determinação para superar obstáculos e desafios. No entanto, a sensação de estar alinhado com o propósito do nosso coração nos dá uma força interior que nos impulsiona para frente, mesmo quando as estradas estão difíceis”, diz a autora.

Para as participantes, uma grande oportunidade de estar em um evento de alto nível em um ambiente totalmente inesperado. O navio MSC Preziosa acomoda quase cinco mil pessoas, tem 18 andares e uma verdadeira estrutura de hotel cinco estrelas, com várias piscinas, restaurantes e atrações especiais. Toda noite, um show diferente, com artistas da Broadway que arrancam aplausos em pé. Certamente foi um evento enriquecedor em conteúdo, networking e experiência de vida.

Para 2024, a agenda de eventos do Grupo Conecta já está confirmada!! Mais informações disponíveis no site www.gpoconecta.com.br.


Por Lilian Munhoz
Comunicativas