A startup argentina Kilimo, que há seis anos promove o uso eficiente de água na produção de alimentos, foi considerada pelo Fórum Econômico Mundial uma das 10 empresas mais inovadoras e foi convocada a participar da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial 2023. Tatiana Malvasio (na foto, à direita), COO e Cofundadora da Kilimo, viajou à Suíça para contar aos líderes globais sobre os impactos que a empresa está gerando no uso eficiente da água na agricultura.

A startup venceu o Global Freshwater Challenge, um prêmio concedido pelo Fundo Econômico Mundial a 10 empreendedores globais que estão desenvolvendo iniciativas em torno do cuidado com a água. Na Suíça, Malvasio apresentou aos líderes globais como a Kilimo está cuidando da Bacia do Maipo, no Chile, com seus Projetos de Compensação de Água.

O desafio é empolgante para qualquer empresa e a Kilimo conseguiu atrair a atenção de Davos ao se alinhar ao tema proposto pelo Fórum em 2023: “Cooperação em um mundo fragmentado”. Nos últimos anos a empresa promove o projeto “Water Compensation”, a partir do qual gera redes de colaboração entre agricultores e empresas que buscam ser eficientes no uso deste recurso natural e, assim, aplicam boas práticas de irrigação usando tecnologia. “A convocação para participar do Fórum Econômico Mundial é a confirmação de que estamos no caminho certo. É também um grande impulso continuar trabalhando em uma tecnologia funcional para um mundo que precisa de ser regenerado”, afirma Malvasio.

Fórum Econômico Mundial premia soluções inovadoras para lidar com a seca

No relatório de riscos, um documento prévio ao encontro que estabeleceu as diretrizes do encontro, o Fórum Económico Mundial advertiu que vivemos em um ambiente de crise. Neste quadro, o clima e o desenvolvimento humano estão no centro das preocupações. No relatório, os especialistas da organização enfatizaram que, embora a tecnologia e as energias renováveis ofereçam soluções, é preciso acelerar sua adoção. “Empreendedores são especialistas em aceleração, enfrentamos desafios com criatividade e nosso know-how é uma ferramenta valiosa diante de uma realidade ameaçada, assim como os problemas climáticos”, explicou Malvasio.

Para a Kilimo, o uso da água está no centro das atenções. Desde 2014 a empresa desenvolve e aprimora sua ferramenta para monitorar e gerenciar a irrigação na agricultura. Em 2022 criou a área de Adaptação Climática por meio da qual estão promovendo os Projetos de Compensação. Em apenas um ano geraram alianças com Intel, Microsoft e Coca-Cola, alcançando um crescimento de 130% em clientes e área monitorada. Atualmente, esses projetos são replicados também em sete bacias em regiões mais estressadas do México “O impacto nos surpreende porque esses projetos conseguem acelerar a adoção da tecnologia e nos torna um elo importante junto aos atores que querem cuidar da água”, concluiu Malvasio.

A Kilimo promove redes de colaboração entre empresas que buscam ser neutras em água e agricultores que aplicam boas práticas de irrigação usando tecnologia. A partir dessa iniciativa, decidiram se inscrever no Enterprise Global Freshwater Challenge. “Nós nos inscrevemos no Desafio porque sabemos da urgência de cuidar da água doce para continuar produzindo alimentos. Conquistar o reconhecimento é uma grande oportunidade de nos conectarmos com os atores que tomam decisões e que geram diferenças reais no cuidado com a água”, afirma Malvasio.


Comunicativas