O Irricanor será o primeiro evento do setor voltado para a cultura da cana-de-açúcar na região Nordeste

A Syngenta, por meio da plataforma de agricultura digital Cropwise, apresentará suas tecnologias para o cultivo da cana-de-açúcar durante a Irricanor, que acontecerá nas instalações da Usina São José, em Igarassu – PE, entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro. Esse será o primeiro evento voltado à irrigação e à fertirrigação canavieira no Nordeste e tem como objetivo debater temas como inovação, gestão ambiental além de divulgar as principais tecnologias do setor.

Entre as soluções apresentadas está o Cropwise Protector, ferramenta que otimiza as atividades operacionais no campo, uma vez que proporciona tomada de decisão mais rápida e assertiva dentro das usinas, incluindo uma análise minuciosa de todo o processo de irrigação e fertirrigação.

“A indústria sucroalcooleira é caracterizada pela competitividade e pelo alto padrão de qualidade. Portanto, o uso de ferramentas digitais é essencial para a gestão e monitoramento das atividades nos canaviais, cruzando dados e permitindo que a condução das lavouras seja totalmente focada na utilização eficiente dos recursos, bem como nos ganhos em produtividade e rentabilidade”, destaca Larissa Vieira, Gerente de Vendas e Sucesso do Cliente de cana-de-açúcar na Syngenta Digital.

Ainda segundo Larissa, a participação na Irricanor será uma grande oportunidade de compartilhar conhecimento e apoiar as usinas da região a escalarem ainda mais a produtividade nas lavouras.

Alguns estados nordestinos, principalmente Alagoas, Bahia e Pernambuco, são os responsáveis pela estimativa de crescimento de 4,4% da produção nacional de cana-de-açúcar para a safra 2023/24, prevista em 637,1 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O Cropwise Protector ajuda na coleta de dados confiáveis em campo e os transforma, por meio da tecnologia de ponta, em resultados prontos para o uso. Com ele, além de monitorar a qualidade irrigação, as usinas podem avaliar processos em todos os momentos da safra, do planto à colheita. É uma ferramenta flexível e customizável, sendo muito utilizada pelos times de pragas, qualidade e operações dentro das usinas.

Atualmente, Cropwise está presente em 9 estados, atendendo as principais usinas sucroenergéticas do Brasil. Entre eles, está a Usina Bevap Bioenergia, localizada em João Pinheiro-MG. Com o apoio da Syngenta, a companhia reformulou completamente a área de Suporte e Gestão da Qualidade Agrícola, abandonando os controles manuais, que passaram a ser feitos de forma digital por meio da plataforma. Ao todo, a Bevap conta com 30 mil hectares irrigados de produção de cana-de-açúcar.

“A utilização do Protector pela equipe de qualidade agrícola no monitoramento da irrigação trouxe benefícios significativos como a exclusão do uso de planilhas de papel, o que tornou a atividade mais sustentável; além da redução de tempo para realizar os apontamentos e mais confiabilidade nas informações. Já na frente operacional da irrigação, a plataforma auxiliou na otimização do uso da água, reduzindo custos operacionais, aumentando a eficiência e melhorando a qualidade da produção. Todos esses fatores são levados em consideração no momento das avaliações da qualidade agrícola, que visa padronizar processos e viabilizar eficiência e qualidade”, afirma Alécio Cantalogo, Diretor da Bevap.

No dia 30 de novembro, segundo dia do evento, Cantalogo fará uma palestrada destacando a parceria com a Syngenta e os resultados alcançados na qualidade da irrigação com o monitoramento pela plataforma Cropwise, além do uso de outras tecnologias nessa frente.

A Syngenta Crop Protection e a Syngenta Seeds fazem parte do Grupo Syngenta, uma das principais empresas agrícolas do mundo. Nossa ambição é ajudar a alimentar o mundo com segurança enquanto cuidamos do planeta. Nosso objetivo é melhorar a sustentabilidade, a qualidade e a segurança da agricultura com ciência de classe mundial e soluções agrícolas inovadoras. Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos limitados recursos agrícolas.

Giusti Comunicação