Evento, que tem inscrições gratuitas, acontecerá no Pavilhão de Engenharia da ESALQ, em Piracicaba (SP), na próxima quinta-feira (30)

A CropLife Brasil (CLB), associação de empresas que atuam na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias para produção agrícola sustentável, em parceria com a Escola de Segurança Multidimensional (ESEM IRI/USP) e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), promove o seminário “Controle e Fiscalização de Insumos Agrícolas Ilegais no Brasil: Lançamento do Programa de Treinamento CropLife – USP 2024-25”. O evento, que tem o objetivo de celebrar o encerramento do primeiro ano do Programa de Treinamento sobre Insumos Agrícolas Ilegais, será no dia 30 de novembro, às 15h, no Pavilhão de Engenharia da ESALQ, em Piracicaba (SP).

O programa visa ampliar o conhecimento sobre os impactos do mercado de insumos agrícolas ilegais e melhorar a capacidade de controle e fiscalização de um problema alarmante para a economia, o meio ambiente e a saúde pública. Durante o evento, será anunciada a continuidade do curso, que garantirá mais um ciclo de treinamento nos próximos dois anos.

“A educação é um pilar vital para a repressão do mercado ilícito de insumos agrícolas. Por isso, acreditamos que é essencial investir na capacitação de profissionais para reconhecer e apreender o produto ilegal, além da conscientização do produtor sobre os perigos do uso desses produtos, sejam eles defensivos químicos, biológicos ou até mesmo sementes”, reforça Eduardo Leão, presidente da CropLife Brasil.

 

O Seminário – O seminário contará com palestras de diversos especialistas e docentes da ESALQ, além da participação de representantes do Ministério Público, Polícia Civil de São Paulo, Polícia Militar, além do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Por parte da CLB, além do presidente, Eduardo Leão, também participa gerente do Comitê de Combate a Produtos Ilegais, Nilto Mendes.

Um dos debates, que trará o tema “Insumos Ilegais: Desafios e Perspectivas”, abordará os principais gargalos enfrentados para o combate a essas atividades e o que pode ser feito para evitar o avanço da ilegalidade dentro das lavouras. “A fiscalização é, sem dúvidas, um dos meios mais eficazes. Por isso é importante fornecer conhecimento para aqueles que estão na linha de frente de combate à pirataria no campo. Ao longo de 2023, o Programa ofereceu quatro cursos de extensão acadêmica sobre esse tema e temos planos de reforçar as ofertas para 2024. Nosso foco é capacitar o maior número possível de profissionais da área”, informa Mendes.

As inscrições para o evento estão abertas e são gratuitas. Para fazer o cadastro, basta clicar AQUI!.

Evento: Lançamento do Programa de Treinamento CropLife – USP 2024-25

Inscrições: NESSE LINK | Local: Pavilhão de Engenharia da ESALQ, em Piracicaba (SP)

Data: 30 de novembro de 2023, às 15h | Entrada: Gratuita

A CropLife Brasil (CLB) é uma associação que reúne especialistas, instituições e empresas que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em quatro áreas essenciais para a produção agrícola sustentável: germoplasma (mudas e sementes), biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos. Criada em 2019, a organização é resultado da união de entidades que antes representavam cada um destes setores individualmente. Com a adoção do novo posicionamento, representado pelo slogan, #ConectadosPeloCampo e #JuntosPeloFuturo, a CLB reforça seu compromisso como geradora de soluções para os desafios complexos que envolvem os sistemas alimentares e a agricultura em todo o mundo e ressalta a importância de um esforço conjunto para a construção de um futuro mais sustentável.

Hill + Knowlton Brasil