Agenda acontece na última semana de novembro e tem como principal objetivo promover um encontro entre empresas chilenas e brasileiras de setores como alimentos, bebidas, investimentos, turismo e também soluções para mineração

Maior parceiro comercial do Chile na América Latina e 4º principal mercado de destinos de exportações chilenas no mundo, o Brasil sediará entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro o Encontro Chile Brasil nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte (MG). Promovida e organizada pelo ProChile, instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile, a ação tem como objetivo ser um espaço para fomentar as oportunidades de negócios que o Chile tem com seu principal parceiro comercial na América Latina no setor de alimentos, bebidas, investimentos, turismo e também soluções para a mineração. Entre as autoridades participantes, contará com a destacada participação do diretor-geral da ProChile, Ignacio Fernández.

Em 2022, o fluxo comercial total entre Chile e Brasil atingiu US$ 13.716 bilhões, o maior valor da história, com importações chilenas do Brasil de US$ 9.094 bilhões e exportações para este mercado de US$ 4.621 bilhões. Cabe destacar que mais de mil empresas chilenas exportam para o mercado brasileiro. O Chile ocupa o 2º lugar como fornecedor do Brasil na América Latina, depois da Argentina, e o 6º no mundo, depois da China, Estados Unidos, Argentina, Holanda e Espanha. Em relação às importações de produtos brasileiros, os principais são derivados de petróleo, veículos (automóveis, caminhões, ônibus, tratores) e carnes bovina, de frango e suína.

 

Agenda de Negócios – As atividades do Encontro Chile-Brasil começam em São Paulo na segunda-feira, 27 de novembro, e a programação inclui ações como um seminário para atrair investimentos com foco em áreas como infraestrutura pública e eletromobilidade. Outro destaque do dia será um workshop dedicado às empresas do setor de alimentos, para conscientizar sobre o enorme potencial do mercado brasileiro para os exportadores chilenos.

Entre as atividades desta terça-feira, 28, destaca-se a grande rodada de negócios do Encontro Chile Brasil, que prevê realizar mais de 250 encontros entre 9h e 18h e reunirá mais de 50 empresas do setor alimentício, com foco em vinhos, castanhas, frutas frescas e frutos do mar, entre outros.

Dando continuidade à ênfase no setor de alimentos, o Seminário Segurança e Soberania Alimentar – Desafios para a Internacionalização da Agricultura que será realizado na terça-feira, 28, com o objetivo de divulgar as vantagens e oportunidades do acordo comercial entre Chile e Brasil, . É importante destacar que Chile e Brasil possuem um Acordo de Equivalência Orgânica, o primeiro da América Latina, assinado em 2019, que estabelece que ambos os países aceitarão certificações emitidas no país de origem do produto, desburocratizando e, consequentemente, custos de exportação e importação, representando uma grande oportunidade para a oferta chilena.

Por fim, outro marco na agenda do Encontro Chile-Brasil será a assinatura do convênio entre o Parque Científico e Tecnológico de Biociências, o Bioparque e o ProChile. O acordo, entre outros aspectos, facilitará a internacionalização das empresas chilenas no mercado brasileiro, por meio de um softlanding que se traduz em apoio à sua instalação, assistência e cooperação técnica.

 

Lançamento do Pisco – O programa da terça-feira, 28, termina com o lançamento do pisco, cachaça chilena produzida a partir de uvas que está  se tornando sensação entre os consumidores brasileiros. Haverá uma masterclass para apresentação dos atributos e principais características deste destilado, com a presença de.mixologistas, bartenders, donos de bares e restaurantes e outros interessados

Para fechar o dia, autoridades dos dois países, empresários e convidados especiais participarão do Jantar Sabores do Chile – Pisco, oportunidade em que poderão degustar os principais produtos da cesta de produtos chilenos , tendo, novamente, o pisco como ingrediente principal.

“Durante uma semana, o Brasil será epicentro de atividades como conferências de negócios, seminários técnicos, visitas a centros de distribuição e supermercados, além de importantes eventos para promover o Chile em termos de Negócios, Turismo e Investimentos.Teremos uma rodada de negócios (presencial), com encontros bilaterais entre compradores brasileiros e exportadores chilenos, a qual permitirá uma aproximação entre a oferta de exportação chilena e a demanda local, com foco em potencializar o comércio bilateral. Será uma oportunidade única de negócios que estes setores terão com o seu principal parceiro comercial na América Latina”, conta Hugo Corales, diretor de ProChile.

 

Belo Horizonte – A agenda em Belo Horizonte, na capital mineira, acontecerá entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, e terá como foco o desenvolvimento tecnológico e a inovação na mineração. A estratégia é replicar o posicionamento do Chile como parceiro comercial estável e fornecedor confiável de produtos e serviços também neste setor.

A delegação chilena será composta por oito empresas, que além de visitar locais e realizar visitas técnicas, farão uma rodada de negócios com importadores locais. A agenda também inclui um workshop sobre como fazer negócios em Belo Horizonte e, assim, facilitar seus respectivos processos de internacionalização.

“Queremos trazer e divulgar a oferta chilena, principalmente aquelas empresas inovadoras e altamente tecnológicas, com ampla experiência no mercado local, aqui no Brasil. De fato, esse encontro servirá como preâmbulo para a participação do Chile na Exposibram 2024, a feira mais importante para o setor que acontece aqui em Belo Horizonte”, disse Fernanda Franco, Representante Comercial da ProChile em Belo Horizonte.

O cronograma completo do Encontro Chile Brasil pode ser acessado neste link.

ProChile é uma instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile responsável por promover o fornecimento exportável de bens e serviços chilenos e contribuir para o desenvolvimento do país, por meio da internacionalização de empresas chilenas, da promoção da imagem do país, do investimento estrangeiro e do turismo.