Companhia tem foco no Sudeste Asiático e busca habilitações também para Filipinas e Malásia

Neste mês de novembro, a FriGol, um dos principais e mais tradicionais frigoríficos brasileiros, realizou os primeiros embarques de carne bovina in natura para Indonésia e Singapura. As exportações para os dois novos destinos partiram da unidade de Água Azul do Norte (no Pará).

A conquista das habilitações para exportar para os países aconteceu no início deste ano. Além da unidade Água Azul do Norte, a planta de São Félix do Xingu, no Pará, também é habilitada a exportar para Singapura.

“Esses embarques convergem com nosso plano estratégico de conquistar novos mercados, diversificar as vendas e fortalecer nossa presença no mercado externo”, pontua Eduardo Miron, CEO da FriGol. As exportações já representam mais de 50% do faturamento da companhia.

Singapura e Indonésia fazem parte do bloco de países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que tem uma população de cerca de 700 milhões de pessoas e tem sido visto com grande potencial para a companhia. O próximo passo é buscar habilitações para Filipinas e Malásia.

“No final de 2022, integramos uma missão internacional e visitamos quatro países da ASEAN – Filipinas, Indonésia, Singapura e Malásia –, com o propósito de firmar nossos laços comerciais com esses países. Os primeiros embarques para Indonésia e Singapura demonstram os frutos dessa iniciativa. Agora, seguiremos adiante para consolidar ainda mais parcerias”, afirma Pedro Bordon, diretor Comercial e de Marketing da FriGol.

Os embarques para os novos destinos acontecem em um momento em que a empresa aumentou o número de abate, após investir no primeiro semestre na ampliação da capacidade produtiva de suas três plantas de bovinos. Além das unidades de Água Azul do Norte e São Félix do Xingu, no Pará, a unidade de Lençóis Paulista, interior de São Paulo, também passou por ampliação. Como resultado, no terceiro trimestre de 2023, a companhia aumentou em 21% o número de abate, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Em Água Azul do Norte, especificamente, o abate de animais/dia saltou de 730 no início deste ano para os atuais 1.150. O quadro de funcionários na unidade também aumentou mais de 50% no período e hoje totalizam mais de 1.100 colaboradores.

Vale destacar que a planta de Água Azul do Norte foi a primeira inaugurada pela FriGol no Pará, em 2004, e é referência em qualidade e segurança de alimentos, contando com a grade máxima AA+ da certificação BRCGS Food, reconhecida globalmente e que permite acesso aos principais mercados internacionais, com o destaque ao fato de ter sido conquistada em auditoria não anunciada.

Ciente do papel em prol da promoção da pecuária sustentável no país, neste ano, a FriGol teve, pela segunda vez consecutiva, 100% de conformidade no 5º Ciclo de Auditoria do TAC da Pecuária Sustentável, realizado por empresa independente e validado pelo Ministério Público Federal no Pará. Esse resultado comprovou que 100% das compras de gado seguiram critérios socioambientais para fornecedores diretos, ou seja, que os fornecedores não produzem em áreas de desmatamento, em terras indígenas ou em unidades de conservação, e que estão fora da lista de organizações envolvidas com trabalho escravo, entre outros critérios.

A FriGol é um dos principais e mais tradicionais frigoríficos de carnes bovina e suína do Brasil. Fundada em 1992, pela família Gonzaga Oliveira, que atua no ramo de carnes desde 1970, a FriGol está estrategicamente localizada nos estados de São Paulo e Pará. A empresa possui hoje importante participação no mercado nacional e internacional, com presença em mais de 60 países, distribuídos pela América do Sul e do Norte, Europa, Oriente Médio, Ásia e África.

Comunicação FRIGOL