Brasil já é responsável por quase 40% do óleo de soja importado pela Índia e proposta do documento é intensificar o intercâmbio entre as nações

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Solvent Extractor’s Association of India (SEA), assinaram memorando de entendimento para fortalecer as relações comerciais entre a Índia e o Brasil e facilitar o fornecimento de produtos da cadeia de soja ao país asiático. A celebração do acordo ocorreu no Seminário Internacional – Perspectivas e o Futuro da Índia e Brasil, realizado em Nova Délhi, e contou com a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. A SEA é a maior organização dedicada ao óleo vegetal da Índia. A entidade conta com mais de 700 associados e trabalha com agências governamentais, indústrias e importadores para o desenvolvimento do setor no país.   

“A Índia é um mercado muito importante para os produtos brasileiros e enxergamos um grande potencial a ser fortalecido. Na última década, o comércio de óleo de soja entre os dois países cresceu muito e esperamos poder continuar a contribuir para o desenvolvimento deste setor com a troca de experiências e com uma proximidade cada vez maior entre as entidades dos dois países”, diz André Nassar, presidente da Abiove, que assinou o memorando juntamente com  Ajay Jhunjhunwala, presidente da SEA.

O documento prevê que os dois países, por meio de suas associações, realizem reuniões periódicas entre importadores da Índia e exportadores do Brasil; promovam a troca de informações sobre produção, capacidade e oportunidades que surjam entre os membros associados; fortaleçam as relações entre os dois países com a realização de visitas, workshops e conferências; cooperação com o fornecimento, uso e comércio de grãos, óleo e farelo de soja, além de outras oleaginosas, para aumentar o valor agregado dos produtos; viabilização de uma plataforma institucional para promoção de parcerias público-privadas e redução de barreiras ao comércio de sementes oleaginosas e seus produtos; promoção do intercâmbio tecnológico para aumentar a produtividade e facilitar a cooperação científica. 

A Índia é o maior importador de óleos comestíveis do mundo, com a entrada de cerca de 15 a 16 milhões de toneladas do produto ao ano. O óleo de soja é responsável por cerca de 4 milhões de toneladas deste montante, a maior parte proveniente da América Latina. O Brasil é o segundo em share, sendo a origem de 39,5% do óleo de soja comprado pela Índia entre janeiro e setembro deste ano. A Argentina é o principal exportador para o país asiático, respondendo por cerca de 50% do volume importado pela Índia.


FSB Comunicação