Fundação captou nos últimos 20 anos recursos bilionários para serem investidos em mais de 4 mil projetos

A Fundepag – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio, entidade que viabiliza projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no agronegócio e meio ambiente, contabilizou um montante de R$ 1.53 bilhão em recursos financeiros captados para projetos de Ciência, Tecnologia & Inovação desde 2004. A Fundação comemora 45 anos de história, em 24 de outubro, como um dos principais viabilizadores de pesquisa do País.

Nos últimos 20 anos, 4.360 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em agronegócios e meio ambiente foram apoiados pela Fundepag. Os números revelam também o atendimento de mais de 30 mil clientes nesse período, mais de 79 mil contratos de prestação de serviços, 35 instituições de Ciência, Tecnologia & Inovação apoiadas, além de mais de 19 mil pessoas treinadas nos últimos 10 anos e 344 cursos e eventos promovidos no período.

Antônio Álvaro Duarte de Oliveira, presidente da Fundepag

“A Fundepag atua como um facilitador na aproximação entre instituições de pesquisa e setor produtivo para favorecer a inovação aberta. Possui competência técnica e jurídica para atender às iniciativas pública e privada, com ênfase em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Cooperação Científica e Tecnológica. Temos muito orgulho em ter contribuído para promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio e do meio ambiente”, destaca o Diretor Presidente da Fundepag, Antônio Álvaro Duarte de Oliveira. “Nosso papel é gerar e conectar conhecimentos, expandir ideias e gerar valor, impulsionando a inovação”, ressalta.

 

Monitoramento de pesca e Águas da Mantiqueira – Um dos destaques da Fundepag é o Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira da Bacia de Santos (PMAP-BS), que completa 15 anos em 2023. A Fundepag executa o monitoramento da atividade pesqueira nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, ao longo de uma linha de costa de aproximadamente 1.600 km. Ao todo, são abrangidos 36 municípios e em média registra-se mensalmente 2.360 viagens pesqueiras no Paraná, 6.060 em São Paulo e 3.000 no Rio de Janeiro.

Nestes 15 anos, o PMAP, em todos os estados cobertos, além do acompanhamento da atividade pesqueira industrial e artesanal, registrou o monitoramento de 16.134 unidades produtivas (pescadores e/ou embarcações), além de 796 locais de descarga e 276 empregos gerados.

Outro projeto de destaque é o Águas da Mantiqueira, da Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundepag. Trata-se de um trabalho inédito de pesquisa de longa duração para a produção de diagnósticos dos municípios da Serra da Mantiqueira com o objetivo de conservação da biodiversidade necessária à manutenção de serviços ecossistêmicos, particularmente recursos hídricos – e o estabelecimento de diretrizes de gestão territorial de forma sustentável para governos e comunidades locais. Além disso, o projeto é um Programa de Restauração Ecológica e Biocultural. São mapeados remanescentes de vegetação natural e a fauna de mamíferos, aves, anfíbios, peixes e insetos nas bacias hidrográficas abrangidas. Esses inventários se constituem como base para a elaboração de diretrizes de uso e ocupação do solo, além da restauração ecológica da paisagem. As informações coletadas e processadas são transmitidas à população por meio de oficinas mensais.

“Olhando para o futuro, vamos continuar impulsionando a pesquisa e a inovação aberta para o desenvolvimento sustentável do Brasil, em especial no agronegócio e meio ambiente. Queremos acelerar os modelos de negócios com parcerias público-privadas, apoiando a inovação tecnológica e colocando nossa expertise a serviço”, conclui o Diretor Presidente da Fundepag.

A Fundepag foi criada em 1978, a partir dos esforços de grupos empresariais, representantes da agropecuária, da indústria, do comércio e das finanças para somar esforços do Estado e da iniciativa privada no desenvolvimento de projetos de pesquisa. Apoia e executa diversos tipos de projetos, serviços tecnológicos, capacitações e eventos. Além de contar com seu próprio Núcleo de Inovação Tecnológica Fundepag – NIT, expandido para Centro de Inovação Tecnológica – Conexão.f – reconhecido pelo Governo paulista, oferece uma estrutura de apoio administrativo-financeiro, de gestão de pessoas, consultoria jurídica e ferramentas informatizadas, com a qualidade e ética assessoradas pelas ISO 9001:2015 (qualidade), ISO 37301:2017 (compliance) e ISO 37001:2017 (antissuborno).

Attuale Comunicação