Maior legaltech do Brasil, a Docket participou do CMS AgroEvolution e apresentou soluções aplicadas ao campo, revolucionando o processo de financiamento e análise de documentos e crédito no setor

O agronegócio brasileiro é um dos principais impulsionadores da economia brasileira e a governança corporativa no setor é essencial para garantir a continuidade dos negócios. Buscando soluções para lidar com os desafios do segmento, grandes players do mercado participaram do evento CMS AgroEvolution, com foco em tornar o agronegócio ainda mais competitivo, tecnológico, eficiente e sustentável. A Docket maior legaltech do Brasil e empresa de Software as a Service (SaaS), marcou presença no evento e apresentou soluções em inteligência artificial (AI) aplicadas ao campo e à esteira de concessão do crédito rural.

CEO da Docket, Pedro Roso, participou do painel “O crédito ganha força” e abordou as inovações e os novos instrumentos que estão impulsionando o agronegócio. Em sua fala, Roso destacou a importância dos financiamentos no campo diante da crescente demanda mundial de alimentos e apontou como os bancos e agfintechs estão inovando para oferecer serviços cada vez mais personalizados e em menor tempo.

“A Docket tem olhado para a inteligência artificial como um drive para facilitar o processo de financiamento do agronegócio. Na safra deste ano, conseguimos uma redução de 80% no tempo médio de emissão de documentos nas operações, interpretando as informações de cerca de 20 mil Certidões de Penhor e Alienação Fiduciária em cerca de 30 segundos”, destacou Roso.

O executivo reforçou ainda que a solução da Docket vai muito além de um Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR na sigla em inglês). A AI da legaltech é capaz de interpretar as informações dos documentos, identificando gravames, histórico de proprietários e simplificando as informações da linguagem jurídica. Além de Roso, Miriam Araújo, Product Manager da Docket, também marcou presença no evento e discutiu os impactos da AI no cultivo, automação, monitoramento de clima e solo, bem como em toda a cadeia de suprimentos.

“Quando falamos de agricultura de precisão, temos um volume de dados muito grande. E todas as operações precisam de uma etapa de análise de documentação. Percebemos que, no processo do agro, há um gargalo que depende da análise manual de documentos. Um exemplo muito bom é a Certidão de Matrícula de Imóvel, um documento mais complexo que dificulta a extração das informações. E é exatamente neste quesito que a Docket entra, interpretando o documento e entregando as informações num dashboard de fácil compreensão Temos uma AI Generativa que ajuda nesta tradução . Ela democratiza as informações”, esclarece.

Os especialistas ainda apontaram que os documentos mais solicitados são Certidões de Penhor e Alienação Fiduciária, além da Matrícula de Imóvel. A plataforma é capaz de acelerar em 96% o tempo para a extração de gravames das certidões. Além disso, interpreta documentos de forma simultânea, agilizando o processo de análise e permitindo que os profissionais do agronegócio tenham o conhecimento estratégico necessário e focado para tomar decisões de negócio de forma mais eficiente e rápida.

A Docket, maior legaltech brasileira, é uma empresa de Software as a Service (SaaS) que disponibiliza um ecossistema de soluções relacionadas à emissão, interpretação e gestão de documentos. Por meio de tecnologia e inteligência artificial, o ecossistema da Docket acelera as operações das empresas, sendo um aliado contra a burocracia. Com as soluções mais avançadas do mercado, a Docket é listada no 100 Startups to Watch 2023, Top 50 Scaleups, da 100 Open Startups 2023 e Top Startups do LinkedIn. Por meio de suas soluções, contribuiu para a liberação de mais de R$50 bilhões em operações de crédito. A empresa já recebeu investimentos de fundos como Kaszek, Valor Capital Group, ONEVC, Canary, Wayra, Gerdau Next Ventures, TM3 e Bradesco.

ADS Brasil